terça-feira, julho 28, 2009

SnowMestri



E apresento-vos a SnowMestri! :)

Snow, em homenagem à minha querida Snowshoe de quem tenho tantas saudades... e que tanto amava os animais. Mestri em referência ao dia e local em que foi encontrada. Diminutivo: Snow. O que calha bem, pela cor clarinha do pêlo, que lembra neve, de facto.

Domingo ao final de almoço, preparávamo-nos para ir à farmácia de serviço comprar baby gel para estimular o cocó e ela presenteia-nos com um exemplar do mesmo, o que nos descansou.

Passou bem o domingo (com a visita dos avós paternos) e na 2ª feira mostrou que afinal até gosta de leite, bebendo-o com algum gosto (não o máximo, note-se) da seringa (porque entretanto fez o favor de esfarelar a tetina do biberon de gatos com os seus mui potentes dentinhos de leite-agulha).

Tem sido regular nas actividades fisiológicas, tem comido bem e está super activa, brincalhona e divertida! É impressionante a forma como mudou em poucos dias! Passou de um gato apático para uma gatinha cheia de genica, muito charmosa e que até já joga futebol.

Muito giro é vê-la a miar desesperada na cozinha quando vamos para a sala e a deixamos para trás... A porta está aberta, a sala é ao lado, mas ela não sabe o caminho se não a chamarmos! lol É muito giro! :)

Agora que tem uma toca (caixote virado ao contrário com uma portinha) e que já sabe ir ao WC, deixou de acordar a casa toda às 5am e hoje até dormiu até às 9h.

domingo, julho 26, 2009

Gatinha Mestra



Na 6ª feira, assim que saí da minha defesa, encontrámos esta gatinha simpática, mas muito debilitada, com pouquíssíma força, quase apática.

Estava no meio da cidade, perto do hospital, ao sol, em cima de um muro. Crueldade humana? Provavelmente... Ou, numa hipótese melhor, selecção natural (uma vez que tem uma patita atrofiada).

Na 6ª não conseguimos que ligasse ao leite, nem no dedo, nem na tigela... E como ela estava muito abatida, decidimos passar num veterinário para saber se havia algum problema grave com ela e pedir alguns conselhos. A Zoofeira (loja de animais) aconselhou-nos o Dr Pedro Lopes, na rua que vai para Aradas, por ser um bom médico e acessível economicamente. Lá, explicamos que era um gatinho abandonado, não sabíamos se podíamos ficar com ele e, até por isso, os gastos eram muito racionados. Ele aconselhou-nos a desparasitá-lo e dar um antibiótico (tinha os olhos remelados, sinal de infecção). Aconselhou ainda dar leite para gatos bebés, substituto do leite materno e fazer a higiene com toalhetes, por ser muito pequenina para banhos.

Sim, pequeninA. Quando fomos à loja dos animais procurar um leite mais barato, a funcionária fez-lhe muita festa e limpou-a (tava um pouco suja), descobrindo que era uma menina! :)

De tarde a minha avó sugeriu que lhe chamássemos Mestre, por causa do dia em que apareceu. Com a notícia do género feminino começou a soar estranho, pensámos em Mestra, Mestri... nada decidimos.

De 6ª para sábado pouco comeu... Demos-lhe leite babycat da wiskas (porque o da royal canin era muito caro) num biberon de bebé com a tetina mais pequena que existe. No sábado, bastante preocupados, fomos de novo ao veterinário. Desta vez a queixa era a falta de alimentação e, ao mesmo tempo, de defecação... Aconselhou-nos a força-lo a beber o leite e a estimular o rabinho (o que a mamã gata faz naturalmente).

Acabámos por "investir" no leite da royal canin (até porque o veterinário fez-nos um desconto simpático). Durante o sábado demos-lhe esse leite (agora com um biberon de gato) e descobrimos que gosta de comer comida húmida sólida (júnior). Demos pouca, para não fazer mal... Mas como ele continuou a rejeitar o leite, achámos melhor procurar alternativas...

E pronto. O único problema é que, até agora, só fez xixi... Se amanhã não fizer, vamos ter que arranjar uma solução urgente, porque faz 48h e não é nada bom. Segundo o veterinário, muitos gatinhos órfãos que as pessoas tentam salvar acabam por morrer por não fazerem cocó, porque lhes falta a al estimulação da mãe...

sexta-feira, julho 24, 2009

Mestrado!



E pronto, já está!

Mestrado em Ciências da Fala e da Audição terminado, com distinção. :)

Não sei descrever a sensação de alívio! Não sei mesmo... Aliás, acho que ainda não ganhei absoluta consciência da reviravolta que acaba de acontecer na minha vida... Deixei de ser uma escrava do "trabalho", da dissertação. Sou livre de novo, livre!!! :)

A noite passada foi mais fácil do que pensei, mas também há dois dias que andava a tomar um calmante natural e um ansiolítico. Sem dúvida ajudou! Porque mesmo com uma véspera bastante ansiosa, a noite foi tranquila (e até especial!! :) ).

Esta manhã acordei eléctrica, o banho acalmou-me. Treinei a apresentação 2 vezes no PC e 1 no banho :$ lol. A minha maior preocupação era o tempo: 15 a 20 minutos.

Na hora fui a primeira a chegar, ainda estive um tempinho sozinha à espera, a stressar. Tive o F. a assistir e apoiar e ainda as colegas de profissão: R., A. e F. Estive bastante nervosa, as ideias não fluíam, algumas respostas óbvias não o pareciam... Mas acabou por correr tudo bem e, de facto, o trabalho está interessante e, acima de tudo: TERMINADO!

Ainda fiquei algo babada com os elogios do meu orientador, que me gabou a capacidade de trabalho e a persistência! Além da paciência para aturar engenheiros (ele é um deles)! Diga-se que... hum... tenho alguma prática! :) lol

Agora, férias, descanso, relax!

Ou não...

Logo depois da apresentação, antes do lanche de festejo com as minhas colegas, encontramos uma Gatinha perdida, abandonada, algo assim. Super frágil, ao sol... Muito apática... Levei-a para casa! E, tem sido uma aventura (sobre a qual escreverei em breve), além de uma ocupação completamente imprevista!

Bem, resta dizer que tive a minha família de surpresa a passar a tarde comigo (obrigada!!! :) ), algumas prendinhas (não esperava, mesmo! :o) e até um bolo de "parabéns"!

E o alívio! Finalmente, o alívio!

quinta-feira, julho 23, 2009

sexta-feira, julho 17, 2009

Dia D



Depois de uma madrugada de trabalho, a finalizar os últimos pormenores até às 6h30 am, começa a nova contagem decrescente, de uma semana.

Já sei o dia: próxima 6ª feira, dia 24!

Até lá, fazer a apresentação e preparar-me para defender o meu trabalho com unhas e dentes. E stressar qb, já sei...

Já sei quem vai ser o juri: o meu orientador (claro!), uma prof do departamento de línguas que me orientou o trabalho final de licenciatura e uma prof que tive no 1º e 2º anos de faculdade. Gente relativamente conhecida, vamos lá ver se isso é bom ou mau! ;)

Contagem decrescente também para as férias! Dentro de uma semana estou a atirar foguetes e a suspirar de alívio. Seja qual for o resultado quantitativo, o sabor do alívio ai valer por tudo!!

quinta-feira, julho 16, 2009

Um Mix de Alivio e Stress



Não sei o dia, mas é este mês. Finalmente e felizmente.

Nos últimos dias foi-me posta a hipótese de ser apenas em Setembro, o que não só me desagradou por atrasar o grau (e os concursos são em Setembro...) como por prever umas férias a pensar no trabalho... No mínimo, desagradável! Preciso repôr energias, dedicar-me a mim e aos meus, cuidar do meu coração e tratar de voltar a ser a velha Raquel, algo apagada e esmurecida por este ano de stress constante...

Algures nos 15 dias de Julho que restam, defenderei a minha tese e poderei, finalmente, respirar de alívio!

Até lá... stress máximo...

segunda-feira, julho 06, 2009

Uma tarde para recordar



Este domingo fui visitar os meus primos e os seus rebentos.

O Daniel, de 1 mês, mal demos por ele, de tão sossegadinho.

O Rafael, de 19 meses, pôs-me rota. Basicamente andou sempre a pedir pa "bincá", de um lado pro outro, e eu atrás! :) Foi muito giro. Ainda por cima porque ele parece ter particular fixação em mim, mesmo com imensas pessoas lá presentes, incluindo a minha irmã, que ficava verde de "inveja"! lol

Tive direito a beijinhos (um deles bastante atrevido), abracinhos (espontâneos, lindo, lindo, lindo) e miminhos. Tive ainda direito ao meu nome, "kakéu" e a uns sorrisos muito marotos e provocadores, só porque sabia que nos faziam rir.

Ver uma criança como o Rafa, com um desenvolvimento fantástico, linguísticamente muito avançado e tão pequenino, é delicioso. Principalmente quando se trabalha com crianças menos "sortudas". Dá uma certa melancolia, mas ao mesmo tempo uma imensa alegria. Que é ainda maior por ele ser o filhote da minha prima Celinha, com quem vivi momentos fantásticos e que foi (e é) muito importante na minha vida. A irmã mais velha que não tive.

Enfim, tenho um novo amor: o meu priminho Rafa. Já tou cheia de saudades de receber aqueles beijinhos outra vez!! :) E daqueles olhinhos brilhantes e daquele sorriso encantador!