sexta-feira, agosto 14, 2009

Let it... Snow!



Eh pa, isto de ter uma criança em casa, é uma complicação! E uma delícia! Olhem só para este olhar de: "quero miminhos"!

A Snow tem crescido imenso (300g desde o dia em que a acolhemos), não só em peso como em genica, graça, parvalheira e mordidelas!! Ah pois!

Hoje faz 6 semanas e deixa de tomar o leitinho da mamã gata (no caso, o substituto artificial com que ela tanto implicou inicialmente, mas que agora até gosta). Vou ter saudades de a enrolar na toalhinha (tipo manta de bebé), de a deitar no meu colo (tipo bebé, mesmo!) e de lhe dar o leite no mini biberon de gatos. Quero ver se ainda lhe dou mais uns dias, até terminar a última de 3 saquetas de pó que vieram na lata de leite.

A par do leitinho, já come cereais para gatos bebés (os Kitten da Royal Canin) e comida húmida da mesma marca (que de resto é a do leite materno). Depois de alguma investigação descobrimos que esta é a marca que apresenta produtos mais especializados para gatinhos mesmo muito pequeninos. A Snow está numa fase fulcral do desenvolvimento, tentemos compensar a falta que a mamã lhe fez... :(

E pronto! Fora a comida, a cozinha (quarto actual da Snow) é um mar de brinquedos para ela (o chão está caótico). Entre rolhas de garrafas, carrinhos de brincar, 2 ratos que lhe comprámos, caixas e caixinhas de cartão, mais outras tantas coisas que ela rouba aqui e ali e leva até lá (principalmente o conteúdo do cesto do lixo da minha secretária), tipo cão a transportar o osso... Nunca vi! Agarra as coisas com a boca e... lá vai ela! Embora não saiba muito bem para onde!!

Adora estar na janela da cozinha (baixinha, a menos de um metro do chão) a ver o que se passa lá fora e nos últimos dias, depois que lhe apresentamos a varanda, de vez em quando é lá que a encontramos, ainda não percebi bem a fazer o quê... Provavelmente a cheirar o ar, que é das coisas que ela mais faz sempre que algo diferente povoa o ar à sua volta, tipo cão a farejar... Acho mesmo que ela é um cão reencarnado!

Brinca que nem uma doida, ainda não estragou nada, reclama como se não houvesse amanhã quando fica sozinha (ou quando chegamos de uma saída que ela deve considerar excessivamente longa), tem um fetiche por fios eléctricos (ups... :S), adora festinhas nas patas (adormece com elas, é - quase - remédio santo) e ultimamente anda com uma mania chata de dar dentadas (por vezes fortes mesmo) em todo o nosso corpo... algo a educar...

Anda farta de dar toladas em todo o lado, tal a maluqueira das brincadeiras! Às vezes até me assusto! Qualquer dia temos uma gata com um "traumatismo ucraniano"!! Por outro lado, ainda não tem grande noção de altura, então é frequente espetar-se em grandes malhos, super cómicos! Até dá mortais e cambalhotas!!

Já se nota um feitiozinho especial, uma personalidade forte e algumas manhas! É felina, esta miúda!

Enfim, nunca pensei gostar tanto desta experiência de ter uma gatinha em Aveiro (as da minha infância e lá de casa sempre foram elementos apreciados, mas pouco dependentes de mim ou dos meus cuidados)! De facto, vai ser difícil deixar que parta para onde quer que seja... Espero conseguir reunir todas as condições para a manter por cá...

Ah! As experiências de socialização felina (com os gatos dos meus avós e do meu irmão) têm corrido pouco bem, embora não excessivamente mal!... Mas ainda acredito conseguir arranjar-lhe um amiguinho bichano, que lhe ensine algumas coisas não humanas!...