quarta-feira, março 03, 2010

Ser Terapeuta da Fala



Numa fase em que volto a sentir intensamente o prazer de trabalhar, deixo uma imagem de uma colega brasileira que ilustra bem o meu dia a dia e o trabalho de um terapeuta da fala.

Não é fácil manter o entusiasmo, por vezes... Nem é fácil lidar com a realidade do dia-a-dia nem com a rotina de um emprego que, embora se adore, nem sempre tem aquele toque mágico dos primeiros tempos... O mundo é muito diferente do que um dia sonhámos ser possível. A realidade é dura. Os sistemas, as famílias, os terapeutas (eu incluída, obviamente), os meninos, os dias, as sessões... estão todos longe da perfeição prometida/sonhada...

O mais difícil é que, quando trabalhamos directamente com pessoas, não nos podemos dar ao luxo de te um dia menos dedicado, menos comprometido... O melhor de trabalhar com pessoas em ponto pequeno (leia-se crianças) é que estes são os melhores parceiros para o entusiasmo. Aqueles olhinhos brilhantes, aqueles sorrisos, aquela boa disposição quase sempre inata... fazem-nos querer, mais do que tudo, dar o melhor, sempre. E fazem-nos sentir compreendidos se estamos num dia menos bom. É como se nos dissessem "está tudo bem, bora fazer o melhor possível".

É óbvio que é difícil lidar com crianças, é difícil contornar-lhes as manhas, é difícil estabelecer limites mantendo a empatia. Nisso, imodestamente, digo que tenho bastante treino e vou conseguindo levar o barco a bom porto. Uns dias mais, outros dias menos. Mas o que é fácil, mesmo muito, é ser por eles motivada a fazer sempre mais e melhor. Trabalhar com miúdos é ter sempre uma surpresa ao virar da esquina, é ter um sorriso especial de presente no momento exacto em que mais se precisa, é ter um dia-a-dia tumultuoso, imprevisível, mas muito saboroso e divertido!

Tudo isto para dizer que me sinto renovada. E que estou numa fase de paixão pelo que faço, mais uma, mais uma vez. Espero que esta dure e volte sempre, o mais possível! :)

1 comentário:

mini disse...

Gostei de ler, é sempre bom "ver" outras perspectivas deste mundo :)*