quinta-feira, agosto 19, 2010

Esgueira












A Esgueira é uma freguesia portuguesa do concelho de Aveiro, com 17,72 km² de área e 12 262 habitantes (2001). Densidade: 692,0 hab/km².

A freguesia é constituída por vários lugares : Senhor do Álamo/Cruzeiro, Agras do Norte, Bairro do Vouga, Caião, Cabo Luís, Bela Vista, Zona Industrial, Taboeira, Quinta do Simão, Mataduços e Paço.

A história de Esgueira remonta a tempos antigos, embora o documento onde aparece pela primeira vez o seu nome date do ano de 1050.

A sua situação geográfica, junto da linha de maré, permitiu-lhe até ao século XVII a exploração de marinhas de sal com um comércio activo e uma intensa vida marítima durante séculos, tendo sido elevada a cabeça de comarca com jurisdição sobre 31 vilas e 10 concelhos. Recebeu foral do conde D. Henrique em 1110.

Em 1116, o Mosteiro do Lorvão tinha também bens nesta vila, que o nosso primeiro rei alargou em 1176, com a doação de Taboeira e outras.

Mas foi D. Sancho I que, em Outubro de 1210, lhe definiu o senhorio por testamento à sua filha D. Teresa.

Em 8 de Junho de 1515, foi dado Foral à vila de Esgueira por D. Manuel I.

Entre 1528 e 1836, Esgueira foi concelho, constituído pelas freguesias de Esgueira, Cacia, Navió e Palhaça. Tinha, em 1801, 4 426 habitantes.

Com a elevação de Aveiro a cidade e a sua passagem à categoria de terra da Coroa, após o confisco aos duques implicados no atentado contra D. José I, desapareceram os antigos privilégios do ducado, podendo Aveiro ser cabeça de comarca e transferindo-se então a hegemonia de Esgueira para aquela cidade.

O decreto de 6 de Novembro de 1836, extinguindo o concelho e anexando Esgueira a Aveiro na qualidade de simples freguesia, rematou esse movimento de decadência.

Hoje, a freguesia de Esgueira é uma das maiores e a mais populosa do concelho de Aveiro.


in Wikipedia

Sem comentários: