terça-feira, maio 09, 2006

Avô




O meu avô...

O meu avô faz hoje anos! 73!! Linda idade, dois algarismos particularmente bonitos!

O meu avô tem uma personalidade forte, um ar sério, uma postura muito correcta na vida...

Ensinou-me muitas coisas, o meu avô... Das primeiras que me lembro foi a escrever o meu nome!... R...A...Q...U...E...L... Lembro-me tão bem!! :) Ele escrevia, eu copiava! Tudo em letras de imprensa maiúsculas! Eu devia ter uns 4 ou 5 anos! Nessa altura admirava muito a caligrafia dele! Ficava pasmada em como ele escrevia bem! :) E ao longo dos anos aquele traçado sempre me foi agradável aos olhos, até porque é muito característico!

Foi ele que me passou o gosto pelo presunto! E pelos tremoços! E pelo bacalhau cozido, mas não demasiado demolhado... Mais tarde, tornei-me fã de todas as formas de cozinhar bacalhau!! :) Dizia ele que a pele do bacalhau fazia as maminhas crescer... lol E eu, como achava que as meninas tinham que ter as maminhas grandes, ainda tentei, ingenuamente, comer aquela pele detestável! lol Nunca consegui, mas mesmo assim elas cresceram! lol

O meu avô...

Tem uns olhos azuis, lindos! Era um jeitoso quando era novo!! Olhos claros e moreno, mesmo o que aprecio!! lol (não te enciumes, dindinho! é meu avô! ;) ***)

Deu-me sempre conselhos valiosos, muito ponderados! Sempre valorizei muito a opinião dele!! Sempre foi um excelente exemplo de rectidão, honestidade e força! É uma pessoa muito forte, mesmo perante as grandes dificuldades e desgostos que já viveu... Acho que foi dele que herdei essa capacidade de resistir aos momentos menos bons da vida... Talvez não tenha herdado... talvez tenha mesmo sido algo que ele me ensinou!...

"Para a frente é que é caminho!", quantas vezes me disse em momentos de tristeza, de desespero, de angústia!... "Para a frente, Raquel! Olha pela tua vida! Pensa no teu futuro!" E assim tentei fazer, sempre! Por mim... e por ele!...

Quero muito, e sempre quis, ser para ele um motivo de orgulho!... Porque lhe devo, não só a ele, mas também a ele, tudo o que sou e consegui até hoje! O meu avô é um pai! Mas não é um pai qualquer! É aquele pai que sempre esteve lá e, se Deus quiser, sempre estará, por muitos anos!

Hoje, que é o aniversário dele, não podia deixar de escrever algo neste meu cantinho...

Parabéns, avô!

9 comentários:

A. disse...

Lindo!...
Acho que fizeste muito bem porque ele pelos vistos merece e muito... e se calhar até muito mais.
Tens muita sorte!...
Parabéns ao avô e bjs aos dois***

Sophia disse...

Os meus parabéns (atrasados) ao teu avô!

Acho lindo esse amor que partilhas connosco!

O meu tb tinha uns olhos azuis lindíssimos que se fecharam depois dele ter festejado 96 Primaveras! Adorei cada momento que tive com ele!

;) Baci

axadresado disse...

OLÁ MENINA, PARABENS PARA O AVÕ E PARA A NETA.
BJS

Raquel Reis disse...

babygirl: :)

pois merece! e isto é pouco!! ;)

bigadah, beijinhos pa ti!

Raquel Reis disse...

sophia: bigadah! :)

espero que o meu tb festeje as 96 primaveras!! o contrario seria uma perda demasiado grande... :S

mas tb valem as recordações e pelos vistos compreendes-me! porque tens óptimas recordações do teu! :)

Beijinhos!! ***

Raquel Reis disse...

juakina: :D

pois... o meu avô, tu, a lavagem da louça! lol ou o "namoradito"! :)

ele gosta muito de ti, sabes? mas acho que isso se nota! ele só brinca com quem gosta! não é o tipo de pessoa para fazer brincadeiras irónicas ou hipócritas! mais uma qualidade! :)

ele não leu... talvez leia!! :)

beijinhos!

Raquel Reis disse...

axadresado:

olá menino! ;) :P

bigadah!!

beijinhos para ti!

Irene N disse...

Ola!
O melhor antes de tudo é eu me aprsentar! Sou a Irene, a namorada do Jael...
Passei pelo teu blog, e vi este lindo post sobre e dedicado ao teu avo! Adorei! O teu avo deve ser uma pessoa interessentissima, e que gosta muito de ti! Dado a sua maneira de ser, ele deve estar pertinho da sabedoria com essa idade!
Um beijo grande para ti, e aproveita cada momento com ele, marcando-os na tua memoria!
Parabéns para ele atrasados!
E em grande abraço para ti!

Raquel Reis disse...

irene: :) muito obrigada pela visita!! :D volta sempre!! e comenta sempre!... que queiras! ;) lol

fico muito contente que tenhas gostado do post! :) sim, ele é muito especial para mim! aquele "especial" que atribuimos a todas as pessoas de quem gostamos e que sempre estão "lá para nós"! :) e é um óptimo conselheiro! ;)

bigadah pelos parabens e beijinhos grandes para ti! :) ***