sábado, março 04, 2006

Dia Europeu da Terapia da Fala





Hoje é o meu dia europeu! Ah pois é! Que eu sou uma profissional europeense! lol quer dizer... europeia!! ;)

Então e o que é ser Terapeuta da Fala? :) Sou suspeita, mas... vou falar um pouco daquela que, para mim, é a melhor profissão do mundo... e arredores! ;)

Bem, legalmente, "o Terapeuta da Fala é responsável pelo desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.”

As áreas onde podemos actuar são várias! Somos um pessoal muito polivalente... Jeitosinho, eu diria! lol ;) Exemplos dessas áreas são as perturbações da fala (que é como que diz, as perturbações da articulação... crianças e adultos que, por diversos motivos, não conseguem conjugar os articuladores de forma a produzir um ou mais sons da fala... estão a ver os "sopinhas de massa"? são apenas um exemplo!); problemas específicos de linguagem (muitas vezes relacionados com atrasos no desenvolvimento das crianças, que se traduzem ao nível da linguagem... ou então alterações de linguagem em adultos, resultantes de lesões neurológicas, por exemplo); problemas de voz (as disfonias e não só... as famosas rouquidões! Mas também alterações de voz várias!); alterações da fluência (a conhecida gaguez! nas suas várias manifestações... mas também outras questões relacionadas fundamentalmente com a fluência e o ritmo de fala); desvios dos padrões de mastigação e de deglutição (as pessoas que se "engasgam", por motivos vários).

Pronto, agora que acho que estão mais esclarecidos acerca da minha ocupação... Posso dizer que é uma actividade muito interessante, muito gratificante também!... Criam-se laços importantes com as crianças e adultos com quem trabalhamos... E há sorrisos e olhares que são o melhor pagamento que alguma vez se inventou! :) Divirto-me muito a trabalhar! Adoro aquilo que faço e acho que poucas actividades na vida me poderiam dar o mesmo grau de satisfação e realização! :)

A comunicação é aquilo que "tratamos"... aquilo que tentamos melhorar nas pessoas... a sua capacidade de comunicar, seja de que forma for... com fala, gestos, escrita, ajudas técnicas... tudo serve, quando falamos de algo que é essencial à nossa vida!... Comunicar com os outros! Comunicar desejos, necessidades, opiniões... Comunicar, comunicar!! Fazemos isso a todo o instante, de tantas formas!... Ser, por qualquer motivo, privado de comunicar é algo que penso que só quem vive pode avaliar!... Já se imaginaram? Pois é... Deve ser angustiante! É estar preso dentro de si mesmo!... Mas isso... Isso dava um outro post! ;)

Boa semana a todos!!!

7 comentários:

Sophia disse...

Bela profissão! Se bem que eu acho mais bonito na vertente de trabalhar com crianças, apesar de acreditar que deve ser mais motivador trabalhar com adultos!
Uma colega tua de profissão trabalha com um primo meu que é a coisa mais fofa do mundo a trocar os "r's" pelos "l's"!
Eu entendo que ele precise melhorar, mas fica tão fofinho!!!

;) Baci e boa semana!

Dra. Laura Alho disse...

Sra Terapeuta, o teu trabalho deve ser muito gratificante. Que este dia não passe despercebido! *

A. disse...

Muitos parabéns Srrrra. Terrrrrapeuta!
(apesar de serem atrasados!).
Lá pela minha escola também se comemorou este dia... E ainda bem!
É sim sra. uma profissão muito importante... Não sei o que fazia se não pudesse comunicar!
E sim, o melhor de tudo são mesmo os sorrisos e certas trocas de olhares...
BJS***

Raquel Reis disse...

jogo do galo: obrigada! :)

realmente é muito motivante e gratificante! :) mas acho que todas as ocupações o são, desde que as façamos com verdadeiro gosto e entrega! :)

penso que a maior motivação que pode existir é gostarmos do que fazemos! :)

beijinhos, obrigada pela visita! :)

(PS - tentei visitar o teu cantinho, mas não consegui... fica a intenção!)

Raquel Reis disse...

sophia:

:) eu sempre preferi trabalhar com crianças e foi o que mais fiz até agora (no meu curto percurso profissional)... Sempre tive uma paixão especial pelas crianças e por tudo o que são capazes de nos dar, sem pedir nada de mais em troca...

No geral, por diversas circunstâncias da vida, sempre fui pouco receptiva aos adultos... Achava-os (nos :$), no geral, superficiais, falsos, crueis e de pouca confiança... Visão pessimista e radical, eu sei...

Entretanto descobri o prazer de trabalhar com adultos... Descobri pessoas especiais por quem consegui sentir muita afeição, muito carinho... muita vontade de fazer algo por eles... Descobri os adultos e o gosto de trabalhar com eles também! :) Principalmente os mais velhos!

Quanto ao teu primo... lol pois! alguns são mesmo encantadores com o seu jeitinhos de falar! :) O problema é que por trás de uma questão articulatória podem estar problemas de consciencia fonológica que quando não detectados e compensados a tempo podem causar problemas na aprendizagem da leitura/escrita...

beijinhos, obrigada!

Raquel Reis disse...

cakau: :)

obrigada! passei por uma acção de formação para educadores lá na UA, feita por uma TF para assinalar o dia...

pena ter sido "só" isso... mas já foi melhor do que nada! :)

beijinhos! :) ***

Raquel Reis disse...

babygirl: mt obrigada, "senhoa teapeuta II" ;) lol (tu substituis o RR... eu omito! lol)

Por falar na tua escola... acho que a minha ex-coordenadora de curso está agora na tua escola! lol já fizemos intercâmbio!! ;)

Pois... os sorrisos daquelas pessoas tão especiais que passam pela nossa vida e depositam em nós uma série de esperanças e expectativas... são... um tesouro!! :)

beijinhos!!