sexta-feira, setembro 15, 2006

Manufactura de Tapeçarias de Portalegre




Fui em visita a Portalegre esta semana! Passei lá apenas um dia, mas visitei um sítio que me encantou e que quero partilhar com vocês!! :)

Portalegre tem uma tradição interessante no que respeita à manufactura de tapeçarias! Fabricam, com técnica manual, uma série de tapeçarias murais decorativas que partem de quadros originais de pintores conhecidos, portugueses e estrangeiros, com os quais a empresa estabelece acordos.

Esta tradição, em Portalegre, não é muito antiga, data apenas do século XX. Até ao século XVIII não existia a tradição da tapeçaria em Portugal, pois as primeiras fábricas de tapeçaria foram fundadas pelo Marquês de Pombal nesse século, mas não obtiveram sucesso.

Os responsáveis pela introdução da tapeçaria na cidade de Portalegre foram Guy Fino e Manuel Celestino, que, com um ponto inventado por eles, tornaram essa tapeçaria reconhecida no estrangeiro.

O processo é muito interessante! O original de um pintor é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio em que cada quadrícula representa um ponto (por cada metro quadrado de tapeçaria existem cerca de 250000 pontos!!!). É essa ampliação em papel quadriculado que é colocada no tear e serve de guia para as tecedeiras. A escolha das cores a utilizar (existem mais de 7000) é feita comparando as cores existentes com a do quadro original.

Achei algumas semelhanças com o ponto de cruz que tanto gosto de fazer! :) Foi giro!!

A foto que se segue é de uma das tapeçarias expostas no Museu de Tapeçaria, que eu visitei. O quadro original é da autoria de um artista francês, que se rendeu à perfeição da tapeçaria portuguesa.


















A próxima foto é a reprodução, em tapeçaria, de dois frescos de Almada Negreiros! As tapeçarias são fantásticas




E pronto, espero que gostem!! Eu adorei conhecer esta arte fantástica e... portuguesa!! É claro que ver ao vivo é muito diferente!... Mas pelas fotos podem ver que parecem autênticos quadros, de tão perfeitos que são! :)

Visitem quando passarem por Portalegre!!!

Para mais informações visitem o site: http://www.mtportalegre.pt/

4 comentários:

A. disse...

Que linda foto... Que saudades que eu tenho dessa bela cidade!...
Bjs***

Raquel Reis disse...

:) é realmente uma bela cidade!!

Estiveste lá em algum estágio?

beijinhos! ***

Filipe Duarte Costa disse...

Boa terra, apesar de serem um bocado alentejanos demais :P! Devia haver mais movimento tipo metros a passar em cima da terra como aqui no Porto :P!
Mas aínda assim, apesar da inércia, planeiam ser um futuro pólo dedicado ao desenvolvimento de jogos informáticos :o! Estão com intenções ;)!
Ah! E para além disso foi a 2ª cidade onde se conseguiu encontrar um posto de turismo aberto, e onde fomos melhor atendidos :D!
E Coimbra, já foste lá? Dizem que o "Dolce Vita" de lá tem uma boa massa, e uma melhor vista sobre a cidade ;) lol! Por falar nisso foste à Segurança Social devolver algo ;)?

*** jitux gands! ***

PS: Tou com saudades das férias :$

Alves da Costa disse...

a foto é fixe, mas...
Acho Portalegre orribbel, as ruas pra cima são todas a subir, as pra baixo todas a descer, é uma coisa impressionante, naquela azáfama de subidas e descidas os alentejanos que sobem, já por si devagar chegam cansados a meio da subida e começam logo a descer, é uma coisa Dantesca, é horribbel...
Acho orribbel...!
Bjs.