domingo, junho 15, 2008

Velha Infância

Eu sei que é o título de uma música brasileira, muito gira por sinal, mas apropria-se em absoluto ao que sinto hoje. Sinto-me uma miúda! :)

Tudo começou porque a Susana (que por coincidência é minha colega de profissão) visitou este meu cantinho e como viu o post "Recordações II", enviou-me para o e-mail o nome do desenho animado do carro amarelo que eu tanto procurava e não sabia qual era (o meu enorme agradecimento público para a Susana: you make my day!) O desenho chama-se Boumbo!

O que se passa em relação a este desenho animado é que, embora eu não tenha grandes memórias de o ver (ao contrário do que se passa com outros), tinha uma nítida imagem de um carrinho amarelo que falava e que pertencia a um desenho animado em que o personagem do mal era muito feio e tinha um chapéu muito específico do qual me lembrava também. O "problema" é que esta minha imagem e memória não eram da TV mas sim de um pesadelo que me lembro de ter tido, devia ser muito pequena, em que o mau perseguia a cavalo o carrinho amarelo e que me aterrorizou!

Então hoje, domingo, finalmente arranjei um tempinho e, com uma pesquisa no Google pelo nome (abençoada ferramenta informática) encontrei alguns vídeos e um site que me trouxe grandes recordações e óptimas sensações. Vejam lá se estas imagens também vos dizem alguma coisa:


Os três personagens principais do desenho, o Boumbo e os amigos. O sorriso do carro amarelo faz "click" na minha memória.

Esta imagem do suor a escorrer quando ele está assustado ou aflito diz-me mesmo muito, pelo menos agora que a revi.

O amigo canino com o pêlo invariavelmente à frente dos olhos é outro pormenor que me ficou na memoria e que recordei de imediato ao ver as imagens.

O mau da fita que até me causou um arrepio, acreditem! Acho que fiquei traumatizada! É impressionante o que as memórias e episódios marcantes de infãncia podem representar, mesmo para um adulto! A nossa mente e a nossa infância são mistérios fabulosos.

Bem, tenho a dizer que a sensação de descobrir tudo isto e de, finalmente, ter uma identidade para o meu querido carro amarelo que eu tanto receava que fosse apanhado pelo homem mau a cavalo, foi do melhor! Fiquei mesmo emocionada! Nem sei bem explicar, é estranho! Recordar a infância é sempre agradável, mas isto foi mais do que isso... Foi mesmo muito bom! :) Parece lamechice exagerada, não parece? lol Que raio!

Bem, fiquei a saber que o desenho é japonês e foi originalmente editado em França com o nome "Boumbo - La Petite Automobile". O que não consegui saber foi o nome do desenho cá em Portugal. Como podem ver no seguinte vídeo, o genérico é francês, mas eu não reconheço a música nem a letra... (o que me foi familiar foram as imagens e os movimentos)... será que o que passou em Portugal era este? Ou terá sido adaptado à nossa língua?

Se alguém souber de mais informações acerca do Boumbo que passou em Portugal (obviamente na RTP) e/ou da forma de adquirir alguns episódios da série, agradeço! Queria tanto ouvir o carrito amarelo falar!! :) ;)



Bem, mas voltando ao facto de me estar a sentir uma miúda hoje... É que depois do meu reencontro com o Boumbo, entusiasmei-me e já andei a ver imensa coisa... Será que ando a ficar melancólica incurável? Saudosa? Que raio!

Bem, o Gaspar! Lembram-se dos Amigos do Gaspar? E dos Marretas... O Vitinho... Enfim... Estou mesmo no espírito certo para fazer relatórios de TF crescida e séria, que é o que tenho que fazer já a seguir! Salvem-me!! ;) lol

Bom domingo!

14 comentários:

Filipe Duarte Costa disse...

:)

Dizem que quanto mais se envelhece + "pequeno" se fica, se calhar já entraste nessa fase :P!

Bem, não te posso ajudar quanto ao nome e música, afinal de contas sou muito mais formiguita que tu :$!

Espero que continues a dar tempo à tua "criancisse", ela é bem vinda ... faz-te sorrir :)!

Beijo *

lucylva disse...

Desculpe a intromissão, já a algum tempo andava a procura do nome destes desenhos animados, apenas me lembrava que era um carro amarelo, um rapazinho e o seu cão, que andavam a procura da mãe do carro...
e que o "mau" andava sempre atrás do corro pois podia fazer uma fortuna, no fim de cada episódio o "mau" acaba a dizer: "porque é que estas coisas coisas só me acontecem a mim?"

Hoje depois de tanta pesquisa encontrei o nome, apenas encontro a serie em francês, eu vi em angola e por isso pensava que não tinha dado em Portugal...fiquei feliz por encontrar e encontrar alguém que também tenha visto..

Raquel Reis disse...

lucylva:

Não tem nada que pedir desculpa, eu tenho é que agradecer a visita e o comentário.

Fico contente que mais alguém tivesse saudades deste desenho animado e o tenha encontrado no meu cantinho. :)

Eu também só encontro episódios em francês... :( Bem, é melhor que nada! E ao menos agora já sei ao centro que desenho era esse que eu adorava! :)

E obrigada pelo contributo! Não recordava essa frase do "mau", mas quando a li no seu comentário, deu-se um "click" na minha memória! :)

Mario disse...

Ola.
O nome em Portugues e' Bongo.
Eu via quando era pequeno,ele andava atras da mae =)
Ja mandei email para a rtp e nao valeu de nada.
Falei com um senhor do blog desenhosanimadospt.blogspot.com ele diz que tem os desenhos em VHS
Ficou de meter na net,mas disse que ia demorar.'E a luz ao fundo do tunel,nao tou a ver outra maneira de arranjar muito menos em Portugues

sara disse...

=D Não imaginam o quão feliz me senti ao ver este post!!!
Há anos que tinha esta imagem na cabeça do carrinho amarelo com olhos e que falava à procura da mãe e mais ninguém se lembrava dele a não ser eu... já começava a pensar que era imaginação minha!!!!

Se encontrarem a versão portuguesa, pf, coloquem no blog!

Obrigada!!

lucylva disse...

Olá Outra vez, fico sempre contente quando recebo alguma notificação de mais alguém que conhece isto.
já meti uma imagem destes desenhos animados no facebook da caderneta de cromos da radio comercial e ninguém se lembra disto.

será que eram desenhos animados exclusivos para 3 ou 4 pessoas??

Raquel Reis disse...

Mário: eu também já pensei em enviar e-mail à RTP, mas pelos vistos não é a solução... De facto o que eu gostava era de arranjar em português... afinal, foi dessa forma que vi!

Sara: Como te compreendo... :)

Lucylva: de fato é estranho não haver muita gente a lembrar-se... mas pronto, parece que nos marcou muito a nós!

Algum de vocês tem ideia do ano em que isto passava na TV? Eu tenho a convicção de se muito pequena, à partida menos de 6 anos... Como nasci em 84, isso quer dizer que terá passado entre 84 e 90...

Raquel Reis disse...

Ah! :) Olhem o que encontrei:

http://brinquete.blogspot.com/2008/03/boumbo.html

http://petiteautomobile.free.fr/

http://www.generiquestele.com/Boumbo

Der Doktor disse...

bom... não sei se a minha mensagem vem a tempo... mas com tantas coincidencias, eu sei que vem :)
Por coincidencia, pelos vistos sou mais um rapazinho que andou estas décadas todas atrás do mítico carro amarelo. Não... não estão sozinhos LOL Precisamente hoje encontrei-o! Nem imaginam os flashes que tive da infancia, desde sabores cheiros etc etc. TIve que me conter onde estou... Recordar é mesmo viver!
Tive um flash na memória deste carro, quando comecei a coleccionar bumblebees dos transformers, talvez por influencia deste carro?! Talvez sim...
Vim a este blog através do facebook. Nao tenho conta (eliminei). E só deixo um comentário pela seguinte razão: Eu tenho-o bem na memória, pois á semelhança da criadora da pagina do facebook, eu também tive um pesadelo que envolviam as personagens. A realidade é que desenhava-o incessantemente no infantário como se fosse uma missão de o encontrar. Estava mesmo focado em encontrá-lo! Até a educadora deixava-me sossegado e sozinho enquanto os miúdos faziam a rodinha e cantavam as músiquinhas estúpidas para vegetar as suas mentes.
O pesadelo era que o carro estava perdido, separado por algo fisico, o rapaz ouvia-o mas nunca o alcançava. Lembro-me tão bem!
Bom. Como dizem os iraquianos quando também reencontraram a série agora em adultos: "Boumbo, os anos parecem segundos". É tão injusto envelhecer... a vejo tanta gente feliz por reencontrar estas memórias!
Já parecemos protagonistas do Cloud Atlas, reencontrarmo-nos todos após anos e anos LOL.
Peace!!! Havemos voltar a falar se for o caso :)
Bem haja e boas memórias!

Raquel Reis disse...

Der Doktor,

Nunca é tarde! Muito menos para recordar pormenores da infância! :)

Que idade tens? Nascido em 1980-88, suponho, certo?

O meu pesadelo... não recordo pormenores! Apenas me lembro de que na cena que me assustava vinha o "mau" da história num cavalo a perseguir o Boumbo e que eu tinha muito medo dele. :)

Obrigada pelo comentário! :) Tudo de bom!

Der Doktor disse...

Halo EuE!!!

Fico grato por responderes!
Nasci em 83! Uma boa colheita diga-se de passagem.
Não imaginava que havia pessoal que curtia esses desenhos animados e andava á procura. Surreal mesmo.
Hei-de criar facebook e vou aderir ao grupo! Eheh!
Videos do VHS nem vê-los não é?

Peace and Love!

Der Doktor disse...

Halo EuE!!!

Fico grato por responderes!
Nasci em 83! Uma boa colheita diga-se de passagem.
Não imaginava que havia pessoal que curtia esses desenhos animados e andava á procura. Surreal mesmo.
Hei-de criar facebook e vou aderir ao grupo! Eheh!
Videos do VHS nem vê-los não é?

Peace and Love!

Anónimo disse...

Finalmente! Há 20 anos que procurava encontrar alguma coisa sobre este desenho animado que me marcou também. Eu tinha 7-8 anos, ainda tenho na memória 2 episódios que vi, incluindo o tema e o que os personagens diziam em algumas partes porque gravava-os no meu VHS e via-os repetidas vezes. O que se repete muito acaba por se decorar tal como as letras das músicas. Se encontrar esses 2 episódios, conseguirei acompanhar em qualquer língua. Na versão portuguesa,os nomes dos personagens eram os seguintes: Boumbo, Quim, Sr.Guia (o mau da fita) e Suzana (a amiga de Quim). Infelizmente não é possível voltar a encontrar este desenho animado nessa versão mas não custa nada entender assim como se entende bem do que trata quando vemos à distância duas pessoas brigando..sabemos bem do que trata. Estou-me a explicar bem? As séries sobre crimes que têm sempre o mesmos passos (1-Crime,2-investigação,3-Condenação do criminoso) também são perceptíveis sem legendas e desde que se saiba o mínimo de inglês. Visitem o meu canal http://www.youtube.com/channel/UClQtF-lBn89_c_JKKtZk1Iw , tem muitas series clássicas.

Unknown disse...

😥😥 já lutei e até agora não encontro, saudades desse tempo, quem me dera. Se os meus filhos vissem.