sábado, abril 02, 2005

João Paulo II



Morreu hoje alguém que foi, acima de tudo, uma personalidade admirável!

De nome Karol Józef Wojtyla, representante máximo da Igreja Católica desde 1978, aquele a quem chamam de "Papa Peregrino", não se "acomodou" a um estatuto e saíu da "segurança e conforto" que o Vaticano representavam para percorrer o mundo, estabelecendo um contacto muito próximo com as pessoas.

Influenciou a restauração da democracia e liberdades religiosas na Europa de Leste, fomentou relações pacíficas e o diálogo entre diferentes religiões (conquistando a admiração de católicos e não católicos), pediu perdão assumindo os erros da Igreja e manteve-se muito próximo dos jovens.

Lutou incansavelmente pela paz e suportou uma doença terrível sem qualquer pudor em evidenciar a todos a sua decadência física, dando um exemplo admirável de coragem e perseverança.

Aspectos que me fazem admirá-lo como pessoa e por esse motivo assinalar neste meu cantinho a perda que representa a sua morte... Ficam, por isso, algumas citações do próprio... Para recordar... SEMPRE!!

"Que ninguém se iluda de que a simples ausência de guerra, mesmo sendo tão desejada, seja sinónimo de uma paz verdadeira. Não há verdadeira paz sem vir acompanhada de igualdade, verdade, justiça, e solidariedade"

“Sabei também vós, queridos amigos, que esta missão não é fácil. E que pode tornar-se até mesmo impossível, se contardes apenas com vós mesmos. Mas «o que é impossível para os homens, é possível para Deus» (Lc 18,27; 1,37).”

“Também vós, queridos jovens, enfrentais o sofrimento: a solidão, os fracassos e as desilusões na vossa vida pessoal; as dificuldades para adaptar-se ao mundo dos adultos e à vida profissional; as separações e os lutos nas vossas famílias; a violência das guerras e a morte dos inocentes. Porém sabeis que nos momentos difíceis, que não faltam na vida de cada um, não estais sós: como a João ao pé da Cruz, Jesus vos entrega também a Mãe dele, para que vos conforte com ternura.”

9 comentários:

malukid disse...

Creio que ganhamos muito com a vivência deste grande Homem, temos mais é que estar gratos pela sua vida, ao invés de lamentar a sua morte.
Desculpa copiar-te o titulo, mas realmente também considero o mais indicado.

Unknown disse...

Olá vim visitar-te e vejo que falas sobre a morte do nosso Papa, lamento tanto sei que ele tinha bastante idade e que as doenças nunca o abandonaram mas a forma em como aceitou sempre tudo, leva-me a concluir que ele era realmente um Samto Homem.
Um beijo

Wakewinha disse...

Eu tenho muito medo pela sua partida! Tenho medo daquilo que possa significar! Ele lutou também muito por uma causa que também é minha: os Animais!!

Raquel Reis disse...

malukid: tens razão, há k valorizar, sem dúvida!

Desculpas aceites! ;)

***

Raquel Reis disse...

miho: sim, nka será eskecido... pl menos p nós, k o "konhecemos"! :)

foi sem dúvida 1 gnd exemplo d koragem k devemos imitar d alguma forma! lutar, sempre... sempre k akreditamos k vale a pena!... :)

***

Raquel Reis disse...

adryka: sem dúvida uma pessoa mt, mt especial!

***

Raquel Reis disse...

rakel: bela causa a tua! :) uma causa que apoio sem kk hesitação!

bigadah pl visita! :) espero k voltes! ;)

***

Anónimo disse...

este Papa realmente não poderá ser esquecido...
custa-me que ele morra, não pela sua morte em si, mas por não haver sucessor algum que consiga equipará-lo...João Paulo II foi realmente um Santo homem, uma pessoa fantástica e que fez tanto pela humanidade que esta lhe deverá estar eternamente grata...

**************

Raquel Reis disse...

jahel: eskecido, definitivamente, nka! nunkinha! ha k esperar k a sua memória pese no futuro...

***