terça-feira, dezembro 04, 2007

Dia internacional dos portadores de deficiências



Ontem assinalou-se o Dia dos portadores de deficiências. Como poderia eu deixa-lo passar em branco? Eu que sempre (e de há uns anos para cá muito mais, confesso) valorizei positivamente a diferença, fosse sob que forma fosse, o que inclui estes casos.

A diferença... Ser diferente é tão comum e tão raro... É tão especial!... Ser diferente é muito mais do que vestir de forma original, pensar contra a maioria, destacar-se por X ou Y. Ser diferente, verdadeiramente diferente, é mais que isso, é ser-se especial.

Se falarmos em pessoas deficientes falamos em pessoas diferentes e, por isso, especiais. Diferentes não apenas pela sua deficiência, mas pelo que vai para além dela! Diferentes pela sua persistência contra as (muitas) adversidades... Diferentes pelo seu sorriso sincero. Diferentes pela forma como valorizam o carinho e\a atenção do outro. Diferentes pela forma como acolhem as boas intenções de quem os quer ajudar desinteressadamente e acredita neles. Diferentes porque nos ensinam imenso e não pedem nada em troca, embora seja praticamente impossível não retribuir com um sorriso que seja... Especiais porque ser-se diferente não é fácil, nada fácil... Especiais pela enorme força de vontade que parece não ter limites quanto ao poder de vencer as tais das adversidades.

A todos os que a sociedade, muitas vezes cruelmente, "etiqueta" como deficientes. À pequena parte deles que preenche os meus dias, me faz sorrir, emocionar, sentir raiva e inconformismo, por eles e com eles. Obrigada, por tudo. Espero ser merecedora do grande privilégio.

1 comentário:

pikenatonta disse...

Adorei o post, é impossível não gostar dos teus posts!!!

Um beijinho apressado! *** :p