quinta-feira, maio 01, 2008

Os meus meninos - parte 3



Diálogo entre mim e o A (um menino de 8 anos), no início de uma sessão:

- Estás triste? - pergunta-me o A, incisivo.

- Um bocadinho.

- Porquê?

- Hum... Olha, A, porque soube que uma pessoa com quem eu trabalho disse que não gostava de mim. E isso pôs-me assim um bocadito triste - disse eu, numa tentativa de ser simples mas verdadeira.

O A disse algo em surdina. Eu perguntei - O quê?

- Estava a dizer que tu és bonita.

- Ah, obrigada! - disse eu sensibilizada com o gesto, sem saber muito bem o que lhe dizer.

- E não ligues nada a essas coisas - disse o A, com uma sabedoria surpreendente.

Depois de uma pausa, continuou: - Tens é que ligar aos meninos... Eu gosto de ti!

Sorrio: - Pois. Tens razão, A. Mas às vezes ficamos tristes com o que as pessoas dizem, não é?

- Eu não fico triste! Ai de quem disser que eu sou feio! Quando for grande vão ver. A J já disse isso. Diz sempre que os meus lápis são feios. Eu não gosto dela. Quando for grande...

- ... não namoras com ela! - disse eu, provocando-o.

- Ela não é minha namorada!!! - disse o A, relativamente irritado com o meu erro.

Este mesmo A que me "obrigou" a dar-lhe um abraço porque eu lhe disse: "o meu amigo Y mandou-te um abraço". Nada mais justo! Entregar realmente aquilo que nos pedem para entregar aos outros! Bela lição!! :)

Nota: O A é um menino que, além de algumas dificuldades de aprendizagem, apresenta uma alteração "estética" no rosto, de nascença.

4 comentários:

pikenatonta disse...

Deve ser realmente gratificante teres o trabalho que tens! :)

Beijinhos para ti e para os teus meninos! ;)

Beta e Luis disse...

As crianças são mesmo a melhor coisa do mundo...Puras e Verdadeiras!

Beijinhos nossos

Célia Sousa disse...

Acho que encontraste a pessoa perfeita para os teus desabafos! Quanto mais não seja a sinceridade, a pureza e a inocência de uma criança enche-nos a alma e por momentos conseguimos sentir um bocadinho de paz!

Boas conversas;)

miho disse...

O "A" é lindo e diz coisas muito acertadas! :)

Liga aos meninos e esquece essas coisas todas. Sabes que é isso que tens que fazer, ne?

Beijinhos