sexta-feira, dezembro 31, 2004

2004

Posted by Hello

2004... ta nu fim!...

Época de balanços, orgulhos, arrependimentos, e desejos para 2005...

O meu balanço pessoal é bastante positivo! 2004 foi um ano muito bom! Um ano com 2 estágios que foram do melhor, com bons resultados académicos, férias de Verão maravilhosas, consolidação de alguns laços de amizade, criação de novos, entrada na 2ª década de vida...

Este final de ano estou muito optimista! Às vezes acho que estou doente! lol Mas estou com muita esperança em 2005, pressinto um ano fantástico, com muitos projectos em mente, alguns sonhos que acho que vou conseguir realizar (ou pelo menos lutar até ao fim para que aconteçam)! Espero não me desiludir! Até porque não me lembro de um fim de ano em que estivesse assim: nem um pouco melancólica! Estou com muita vontade de fazer de 2005 um dos melhores anos da minha vida!! :) Torçam por mim!!!

segunda-feira, dezembro 27, 2004

Festa de Natal

Posted by Hello

Estive hoje a descarregar as fotos da festinha de Natal da escola do meu irmão... e eis que descobri esta preciosidade!! :)

Há miúdas com muito talento!! (sim!! eu escrevi miúdas! somos as maiores!!) Um talento natural!

Ora vejam só... Festa de Natal, música de Natal, não é? Estavam os miúdos a cantarolar, tendo como maestra a professora de música!... Mas para que as crianças não fossem prejudicadas pelo nervoso miudinho característico dos artistas inexperientes (e experientes também... mas isso agora não interessa muito pro caso), a bondosa professora lá distribuiu umas folhinhas com as letras das canções natalícias!...

No entanto, artista que é artista não precisa de cábulas!! Aí está a prova, dada por uma menina que continua a segurar a folha... apenas para não inferiorizar os coleguinhas! ;)

sábado, dezembro 25, 2004

Dia de Natal

Posted by Hello

"Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
É dia de pensar nos outros. coitadinhos. nos que padecem,
de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria,
de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem,
de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria.
Comove tanta fraternidade universal.
É só abrir o rádio e logo um coro de anjos,
como se de anjos fosse,
numa toada doce,
de violas e banjos,
Entoa gravemente um hino ao Criador.
E mal se extinguem os clamores plangentes,
a voz do locutor
anuncia o melhor dos detergentes.
De novo a melopeia inunda a Terra e o Céu
e as vozes crescem num fervor patético.
(Vossa Excelência verificou a hora exacta em que o Menino Jesus nasceu?
Não seja estúpido! Compre imediatamente um relógio de pulso antimagnético.)

Torna-se difícil caminhar nas preciosas ruas.
Toda a gente se acotovela, se multiplica em gestos, esfuziante.
Todos participam nas alegrias dos outros como se fossem suas
e fazem adeuses enluvados aos bons amigos que passam mais distante.
Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,
com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica,
cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,
as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica.
Os olhos acorrem, num alvoroço liquefeito,
ao chamamento voluptuoso dos brilhos e das cores.
É como se tudo aquilo nos dissesse directamente respeito,
como se o Céu olhasse para nós e nos cobrisse de bênçãos e favores.
A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento.
Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembrulhar-se no ar.
E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento
e compra. louvado seja o Senhor!. o que nunca tinha pensado comprar.


Mas a maior felicidade é a da gente pequena.
Naquela véspera santa
a sua comoção é tanta, tanta, tanta,
que nem dorme serena.
Cada menino
abre um olhinho
na noite incerta
para ver se a aurora
já está desperta.
De manhãzinha,
salta da cama,
corre à cozinha
mesmo em pijama.
Ah!!!!!!!!!!
Na branda macieza
da matutina luz
aguarda-o a surpresa
do Menino Jesus.
Jesus
o doce Jesus,
o mesmo que nasceu na manjedoura,
veio pôr no sapatinho
do Pedrinho
uma metralhadora.
Que alegria
reinou naquela casa em todo o santo dia!
O Pedrinho, estrategicamente escondido atrás das portas,
fuzilava tudo com devastadoras rajadas
e obrigava as criadas
a caírem no chão como se fossem mortas:
Tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá.
Já está!
E fazia-as erguer para de novo matá-las.
E até mesmo a mamã e o sisudo papá
fingiam
que caíam
crivados de balas.
Dia de Confraternização Universal,
Dia de Amor, de Paz, de Felicidade,
de Sonhos e Venturas.
É dia de Natal.
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.
Glória a Deus nas Alturas."

A. Gedeão

quinta-feira, dezembro 23, 2004

Feliz Natal!!!

Posted by Hello


Depois de longas horas de compras (quase as primeiras, é um facto!...), que até foram bastante divertidas, consegui comprar tudo!! :) Não falta nada, no que respeita a presentes... Ainda tenho que comprar algumas coisas para a ceia... este ano propus-me a algumas inovações, que já foram aprovadas pela minha avó! :D

Ninguém ficou esquecido! (até ver...) Houve sim algumas pessoas que foram lembradas mas... o orçamento era baixo... :( A essas resta contentarem-se com um postal ou um mail que ainda vou enviar, provavelmente amanhã!... Afinal, o que vale é a intenção, não é? O facto de nos lembrarmos dos amigos e de pensarmos neles nestes dias... E não só! Porque não é suposto só nos lembrarmos na semana de Natal... O que eu sei é que, se pudesse, comprava presentes para todos os amigos e também para alguns conhecidos!... Quando ganhar o EuroMilhões, quem sabe?!...

Mas Natal não são milhões!... Natal é tempo de compras, sim... Mas não devem ser compras "ponto final"... Devem ser compras que reflectem e simbolizam o carinho que temos pelas pessoas, pelos nossos familiares e amigos... É por isso que gosto tanto das compras de Natal... escolher a prenda certa para aquela pessoa que nos é querida... pensar nas suas características e naquilo que irá gostar... pensar na melhor forma de mostrar que pensamos nela!...

A verdade é que o espírito natalício (e não estou a falar do espírito consumista, mas sim do espírito de paz, amor, fraternidade, reflexão...) não dura muito, apesar de ser desejável que dure... A maioria das pessoas esquece-se rapidamente do desejo que formula todos os anos de que Natal seja todos os dias... Tenho uma visão bastante prática disto... Se este espírito não dura todo o ano, há que aproveitá-lo enquanto existe! Fazê-lo render o máximo! E tentar que termine o mais tarde possível!...

É inegável que, nestes dias, as pessoas andam mais simpáticas!... Mais prestáveis, mais disponíveis, mais atentas aos outros!... Hoje houve até um desconhecido que me desejou um Feliz Natal! Uma pessoa que não me conhecia, a quem não fiz nem disse nada (antes de ser abordada, naturalmente!)! Uma pessoa por quem passei na rua, entre uma e outra loja onde entrei... Era um senhor, de meia idade, cego! Um senhor que, por isso, não me viu, mas que mesmo assim, sem saber quem eu era ou o que estava ali a fazer, e pressentindo-me parada no passeio, me disse num tom extremamente alegre e que me surpreendeu: Feliz Natal! Não sei explicar porquê, mas sabem quando sentimos que as palavras saem do coração? Eu senti que aquele desconhecido desejava realmente que o meu Natal fosse feliz!... Apanhada de surpresa e sem tempo para grandes reacções, agradeci: "Obrigada! Feliz Natal para si também!!". Ele não me olhou!... Não me via... Seguiu caminho, tacteando com a bengala para, quem sabe, desejar um Feliz Natal a quem com ele se cruzasse!... Foi bonito, fiquei mesmo sensibilizada! E com vontade de desejar um Feliz Natal a todos, de transmitir aquilo que me foi dito a mim!... de passar adiante!

Feliz Natal!!! (do fundo do coração!) :)

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Pai Natal

Posted by Hello


São Nicolau terá sido Bispo de Mira, em Dembre, na actual Turquia. Nasceu em Lycia, no sudoeste da Ásia Menor, entre o século III e IV.

Era um homem muito respeitado em todo o mundo cristão. Foi sepultado durante o século VI num santuário onde surgiu uma nascente de água.

No século XI, em 1087, os seus restos mortais foram transladados para Bari na Itália, passando a ser conhecido como S. Nicolau de Bari. Rapidamente o local se transformou num centro de peregrinação e a S. Nicolau associaram-se muitos milagres relacionados com a oferta de presentes.

A sua popularidade aumentou, sendo transformado num símbolo directamente relacionado com o nascimento de Jesus Cristo, já que os princípios de dar sem pedir em troca são comuns aos dois.

Tornou-se um dos santos mais populares da história, protector não só dos mais pequenos, mas também dos marinheiros, escravos, pobres e presos, isto porque S. Nicolau esteve preso durante a perseguição aos cristãos.

A sua fama vem-lhe da generosidade com os mais desfavorecidos, em particular crianças que protegia com toda a dedicação.

Conta a lenda que Nicolau ajudou uma família sua vizinha que vivia tempos de necessidade. Quando uma das filhas resolveu casar, o pai, sem dinheiro, chorava o dia inteiro pois não podia dar um casamento digno à filha. Assim, S. Nicolau encheu uma bolsa de moedas de ouro e, de noite, sem ser visto, depositou-a na janela do vizinho. A jovem casou com um belo dote e ficaram todos felizes. Um pouco mais tarde a história repetiu-se a com as outras filhas do vizinho. Mas, desconfiado, o vizinho de Nicolau, quando se preparava para casar a terceira filha, escondeu-se durante a noite e descobriu o seu protector. Espalhou-se, assim, a notícia.

Outra versão que diz que São Nicolau salvou três jovens da prostituição, filhas de um homem pobre. Encheu uma bolsa de ouro e atirou-a pela janela da casa, acabando com os problemas económicos da família e dando a cada jovem a possibilidade de casar dignamente, com um dote apropriado.

S. Nicolau ficou para a história como um homem bom e generoso. Nuns locais dizia-se que se deslocava num trenó puxado por oito renas, noutros a figura do velhinho de longas barbas brancas aparecia num burrinho, trazendo um saco cheio de presentes. Mais tarde, a lenda e as palavras do povo acreditavam que ele descia pelas chaminés das casas, de noite, para deixar presentes nas meias e sapatinhos das crianças.

A sua figura viveu até aos nossos dias como o Pai Natal, símbolo de dádiva, amor e fraternidade.

terça-feira, dezembro 21, 2004

Que dia!...

Posted by Hello

Hoje tou mesmo cansada!... Mas não me apetece dormir!! lol

Nestes poucos dias de férias andei naquela fase a que eu costumo chamar "fase de adaptação"!... Ou seja, uma fase em que não se faz nada de jeito, mas também não se quer saber do assunto! lol Foram dias tão inúteis que quase me sinto culpada! Quase!!! ;)

Como as férias são curtas, as fases duram pouco! :( Já estou a entrar na fase em que se fazem alguns planos! Tipo, começo a ter vontade de fazer isto e aquilo... Nada de muito útil na mesma, mas pelo menos é planeado! Mesmo que acabe por não ser cumprido... Porque ainda resta alguma influência da fase anterior! Que isto das fases não são na prática aquilo que parecem na teoria!! Era o que faltava!...

Mas hoje o dia foi particularmente chato!... :S Tive uma avaria no carro, com direito a reboque e tudo! :S Só espero que não seja nada de mais... Ficou o susto e resmas de tempo à espera da assistência do seguro... Grande seca... Enfim.. nada de muito surpreendente...

Nos próximos dias tenho que me dedicar a sério às prendas de Natal... Este ano ando particularmente desmazelada!! Nem parece que estou de férias a sério... Inda tenho bastantes por comprar... Quase todas, aliás! Também não são muitas, que o orçamento anda fraquinho... Mas há sempre aquelas especiais que não podem falhar! E as simbólicas! Não dizem que o que conta é a intenção? A minha é boa!! Eu até adoooro oferecer presentes!! :) Mesmo! Numa encarnação passada devo ter sido Pai Natal! lol Quer dizer, Mãe Natal!! Ou rena, quem sabe! lol

domingo, dezembro 19, 2004

Mais ou menos

Posted by Hello

"Podemos:
morar numa casa mais ou menos
numa rua mais ou menos
numa cidade mais ou menos
e até ter um governo mais ou menos

Podemos:
dormir numa cama mais ou menos
comer uma refeição mais ou menos
usar um transporte mais ou menos
e até sermos obrigados a acreditar mais ou menos no futuro

Podemos:
Olhar em volta e sentir que está tudo mais ou menos
Tudo bem!

O que não podemos
Nunca, de forma alguma
é amar mais ou menos
é sonhar mais ou menos
é ser amigo mais ou menos
é namorar mais ou menos
é ter fé mais ou menos
é acreditar mais ou menos

Senão corremos o risco de nos tornarmos
em pessoas mais ou menos"

(adaptado do original de Chico Xavier)

sábado, dezembro 18, 2004

Os sonhos dão trabalho...

Posted by Hello

"Eu sorri mais uma vez.

-Eu ia esquecer. E tu fizeste-me lembrar.

-Tu achas que o teu dom voltará?-perguntei.

-Não sei. Mas Deus sempre me deu uma segunda oportunidade na vida. Está a dar-ma contigo. E ajudar-me-á a reencontrar o meu caminho.

-Nosso- interrompi-o outra vez.

-Sim, nosso. Ele agarrou-me pelas mãos e levantou-me.

-Vai buscar as tuas coisas- disse.

-Os sonhos dão trabalho."


(PC - "Na margem do Rio Piedra")

sexta-feira, dezembro 17, 2004

F-É-R-I-A-S

Posted by Hello

Sim, eu sei que o sol não tem sido assim tanto!... Mas eu hoje sinto-me ensolarada, apesar de ensonada e muito muito cansada!... O MOTIVO? :) é simples: estou, finalmente e depois de muitas semanas de sofrimento (leia-se estudo), de férias!!!!!!!!!!!!! :)

Há 2 anos que não sei o que são férias de Natal!! No 1º ano de universidade tinha imeeensos trabalhos e frequências para entregar e fazer nos primeiros dias de Janeiro... No 2º ano tive, como quase toda a gente, exames em Janeiro... Ou seja, as férias eram em grande parte passadas a estudar e o tempo era bastante difícil de gerir...

Mas este ano os exames estão feitos!! :) Vou ter 2 semanas inteirinhas para mim e, apesar de algum trabalho em vista, nada que se possa comparar a outras épocas! Por isso: roam-se de inveja, mas fiquem felizes por mim! Tá? :)

*** *** ***

domingo, dezembro 12, 2004

Cachimónia...

Posted by Hello

O nosso cérebro é mesmo uma "máquina" fantástica!! Deviamos ter mais orgulho nele!! Deviamos cuidá-lo melhor... Deviamos treiná-lo!! Tem imeeensas potencialidades!...

Ora vejam só: tentem ler o texto seguinte e depois... digam qualquer coisa!!

"Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das lertas nas pavralas não tem ipmortnacia qsuae nnhuema. O que ipmrtoa é que a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal cetro. De rseto, pdoe ler tduo sem gardnes dfiilcuddaes...Itso é prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e nao lreta por lerta.

É msemo veadrde!!!"

sábado, dezembro 11, 2004

Personalidade múltipla

Posted by Hello

Ah pois é! Para quem não sabe, eu tenho personalidade múltipla!! lol Literalmente, sou "me, myself and I"!! :D

Na magnífica (sem ironia! juro!!) cadeira de Psicologia Relacional (que eu tive este semestre) fizemos, uma vez, um teste de personalidade! Eu achei muito engraçado! Primeiro porque, para quem gostas destas coisas da psicologia, é sempre giro aplicar a matéria a si mesmo! E depois porque, assim que todos tinham os seus resultados, a turma foi dividida segundo as personalidades e foi curioso constatar que as pessoas que estavam no grupo de determinada personalidade até tinham algumas semelhanças entre si! :) Eu fiquei num dos grupos de número mais reduzido... devo supôr que a minha personalidade dominante é rara? Acho que sim... pelo menos na turma de psicologia relacional! lol

Então é assim, teoricamente existem 8 tipos de personalidades! Como nós (gente humana, note-se) não somos teóricos, somos até muito práticos (lol), raramente o resultado é uma só personalidade de forma muito marcada... Então o que acontece é uma combinação de vários tipos, sendo que um domina!

O meu resultado? Bem, eu tive 3 personalidades com pontuações altas: "Sensação/introvertido" (a dominante, com 7 pontos), "Sentimento/introvertido" (com 6,5) e "Sensação/extrovertido" (com 6). Cá vai um pequeno resumo do que corresponde a cada tipo de personalidade:


SENSAÇÃO/INTROVERTIDO
Dificuldade em exprimir-se e em ser entendido.
Precisa de tempo para digerir as situações.
Grande sentido estético.
Orienta-se pela "intensidade da participação subjectiva perceptiva".
Desconfia dos entusiasmos.
Teme as estravagâncias.
Por vezes, o mundo parece-lhe ridículo.



SENTIMENTO/INTROVERTIDO
Parece reservado.
Mostra simpatia e compreensão por alguém necessitado.
Investe emocionalmente, em segredo.
Calados, dificilmente acessíveis e compreensíveis.
Sentimentos incógnitos.
Mostram uma harmonia discreta.
Procuram rejeitar as emoções.
Sensível e melindrável.


SENSAÇÃO/EXTROVERTIDO
Aceita as coisas tal como lhe surgem.
Concentra-se mais nas possíveis origens das sensações.
Sentido objectivo dos factos extraordinariamente desenvolvido.
Hedonista.
Aprecia as coisas boas da vida.



Agora é só pegar nisso tudo, misturar muito bem, e eis a minha pessoa! Limpinho! ;)


Identifico-me com quase todos os aspectos, uns mais do que outros, naturalmente! Realmente, acho-me muitas vezes uma incompreendida, outras tantas acho o mundo ridículo... Sem dúvida que pareço reservada e procuro controlar emoções, racionaliza-las... Sou sensível e preciso de tempo... Tenho um sentido prático apuradíssimo e, claro, aprecio as coisas boas da vida! :)

Aceitam-se opiniões sobre o meu teste de personalidade!!! ;)

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Sem surpresas...

Posted by Hello

Não consegui surpreender ninguém! Nem a mim... Foi sempre a estudar...

O pior é que não estudei muito... Eu explico! Em termos de tempo, até foi muito... Mas dentro desse imenso tempo, os tempos de concentração e real estudo foram mínimos... Estou mesmo a precisar de férias... O que vale é que só falta um... Até lá, vou tentar surpreender! É provável que não consiga!...

Venham as férias!!!! Quero elas!!

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Ausência justificada

Posted by Hello


Este fim de semana andei bastante longe daqui! Não sei se alguém reparou! Não sei se alguém deu pela minha falta!... (agora é aquela parte em que dizem que sim!) ;)

Bem, há 1 motivo, um grande motivo (MOTIVO): estou em época de exames!! :S Fiz hoje o 1º de 3, que até não correu mal! Mas só a pauta o dirá!...

A semana passada foi a ultima semana de aulas nos próximos 9 meses! É um aspecto a assinalar! Um bocado assustador, bastante estranho e muito entusiasmante! :) Vivam os estágios!!!

Portanto, agora é provável que consiga dar notícias durante toda a semana (estou de volta às origens, que é o mesmo que dizer que tenho acesso à net permanente), embora também seja provável que sejam posts pouco originais... A ver vamos!... Porque eu consigo surpreender-me a mim própria!! :)

Desejem-me sorte para o próximo exame: 6ª feira! Geriatria e Psicopatologia... um cadeirão, mas que está feito à partida, porque já há nota de 1 teste e 1 trabalho... É só uma questão de boa ou má nota... O que não diminui a responsabilidade nem a vontade de fazer o melhor que eu seja capaz! :)

Ah! Há uma grande vantagem no meio disto tudo: este ano tenho férias de Natal, no verdadeiro sentido da ideia!! Não vou passar as "férias" a estudar, porque o ultimo exame é dia 16!!! Vivaaa!!!

domingo, dezembro 05, 2004

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Época Natalícia

Posted by Hello


Declaro oficialmente aberta, neste blog, a época natalícia!!

Viva o Natal (especialmente este)!
Viva o Bolo Rei!
Vivam a Introspecção e o Espírito Natalício!
Vivam os exames pré-natal (escolares, ta?)
E viva o Pai Natal!

E a Mãe Natal também! Sociedade machista, não! ;)