sábado, dezembro 11, 2004

Personalidade múltipla

Posted by Hello

Ah pois é! Para quem não sabe, eu tenho personalidade múltipla!! lol Literalmente, sou "me, myself and I"!! :D

Na magnífica (sem ironia! juro!!) cadeira de Psicologia Relacional (que eu tive este semestre) fizemos, uma vez, um teste de personalidade! Eu achei muito engraçado! Primeiro porque, para quem gostas destas coisas da psicologia, é sempre giro aplicar a matéria a si mesmo! E depois porque, assim que todos tinham os seus resultados, a turma foi dividida segundo as personalidades e foi curioso constatar que as pessoas que estavam no grupo de determinada personalidade até tinham algumas semelhanças entre si! :) Eu fiquei num dos grupos de número mais reduzido... devo supôr que a minha personalidade dominante é rara? Acho que sim... pelo menos na turma de psicologia relacional! lol

Então é assim, teoricamente existem 8 tipos de personalidades! Como nós (gente humana, note-se) não somos teóricos, somos até muito práticos (lol), raramente o resultado é uma só personalidade de forma muito marcada... Então o que acontece é uma combinação de vários tipos, sendo que um domina!

O meu resultado? Bem, eu tive 3 personalidades com pontuações altas: "Sensação/introvertido" (a dominante, com 7 pontos), "Sentimento/introvertido" (com 6,5) e "Sensação/extrovertido" (com 6). Cá vai um pequeno resumo do que corresponde a cada tipo de personalidade:


SENSAÇÃO/INTROVERTIDO
Dificuldade em exprimir-se e em ser entendido.
Precisa de tempo para digerir as situações.
Grande sentido estético.
Orienta-se pela "intensidade da participação subjectiva perceptiva".
Desconfia dos entusiasmos.
Teme as estravagâncias.
Por vezes, o mundo parece-lhe ridículo.



SENTIMENTO/INTROVERTIDO
Parece reservado.
Mostra simpatia e compreensão por alguém necessitado.
Investe emocionalmente, em segredo.
Calados, dificilmente acessíveis e compreensíveis.
Sentimentos incógnitos.
Mostram uma harmonia discreta.
Procuram rejeitar as emoções.
Sensível e melindrável.


SENSAÇÃO/EXTROVERTIDO
Aceita as coisas tal como lhe surgem.
Concentra-se mais nas possíveis origens das sensações.
Sentido objectivo dos factos extraordinariamente desenvolvido.
Hedonista.
Aprecia as coisas boas da vida.



Agora é só pegar nisso tudo, misturar muito bem, e eis a minha pessoa! Limpinho! ;)


Identifico-me com quase todos os aspectos, uns mais do que outros, naturalmente! Realmente, acho-me muitas vezes uma incompreendida, outras tantas acho o mundo ridículo... Sem dúvida que pareço reservada e procuro controlar emoções, racionaliza-las... Sou sensível e preciso de tempo... Tenho um sentido prático apuradíssimo e, claro, aprecio as coisas boas da vida! :)

Aceitam-se opiniões sobre o meu teste de personalidade!!! ;)

1 comentário:

Raquel Reis disse...

juakina: n agoires!! 3 ja m xegam!! n axas k ja sou eskisita k xegue?? ;) lol eu sei o k tu keres dizer... m, lutar kontra a nossa essencia n é fácil! e dps... smp gostei d pessoas genuínas, n posso n o ser... além d k, tirando algumas arestas a serem limadas, gosto da minha essência! :)

portt, comportamentos opostos n prometo! prometo alguns melhor adaptados, para algumas situações... as tais arestas! ;)

*** bigadah!!