sexta-feira, março 25, 2005

História(s)



Esta foi uma semana muito intensa pra mim... mesmo! Muitas emoções, na verdade! Conheci histórias, retalhos de vidas... Retalhos pesados, muitas vezes... E que para alguém como eu, tão inexperiente nesta coisa de viver, parecem saídas de um qualquer drama cinematográfico... Mas não, são "Vidas Reais" como dizia há uns anos o Artur Albarran, num programa com o mesmo nome...

Recordações televisivas à parte, as histórias que passaram por mim esta semana foram mesmo muitas e, invariavelmente, intensas... (ou eu é que estava particularmente desperta para elas... mas não me parece) Escolhi partilhar uma convosco... Porque realmente foi um momento forte aquele que vou descrever e a história... é bonita, é uma história de amor! :) Como é óbvio vou distorcer um pouco os factos... Não tenho o direito de escancarar a vida das pessoas neste meu cantinho...

Bem, ela é uma rapariga de 21 anos, alegre e corajosa! Ele é um rapaz de 26, simpático e apaixonado pela sua moto. Mais do que pela sua moto, só por ela! E por isso mesmo, decidem casar! Vão morar para casa dos pais da noiva, provisoriamente. A vida não está fácil para ninguém, é a melhor opção! E depois, a casa é grande, certamente vai tudo correr bem! Passados alguns meses daquele que diziam ser o 1º dia do resto das suas vidas (como na canção), ele tem um grave acidente de moto que resultou num Traumatismo Craneo Encefálico... Ficou mais de meio ano a ser alimentado por uma sonda e durante esse tempo nunca falou... Recomeçou a falar há cerca de um mês... Que alegria! Durante todo este tempo ela permaneceu, inabalável, ao lado dele, tentando recuperar aquilo que um dia partilharam... Mas... Do traumatismo que ele sofreu resultou uma lesão cerebral frontal, que tem como característica comum a existência de "alterações de comportamento"... Ele tornou-se agressivo... Bate, aperta, empurra, atira com coisas... Ela acredita que é sem intenção... Mas a verdade é que ela tem os braços todos marcados dos acessos de agressividade que são mais comuns e incontroláveis do que possa parecer... Mas no momento seguinte a um desses acessos, parece que nada aconteceu, o tom de voz dela permanece calmo, carinhoso e dedicado... "É preciso paciência..." comentaram algumas pessoas... "É muito complicado" disseram outras... Mas o que mais foi marcante no meio disto tudo foi quando alguém lhe disse a ela, depois de observar alguns acontecimentos: "Admiro-te pela força que tens!" E ela, serenamente e com o maior dos sorrisos, respondeu "Não é força! É amor!"...

Não me parece que precise de comentar mais nada, tirem as vossas próprias conclusões... Aquilo que me ocorre acrescentar é que só desejo que, no meio daquilo tudo, ele se consiga aperceber do grande amor que lhe é dedicado... E acredito que sim! Porque um amor assim merece ser reconhecido... Esta não é uma história retirada das páginas de um romance best-seller nem de uma novela rasca... É uma história bem real... Do mais real, até... E digo-vos... Foi bom saber que existe um amor assim... Dá esperança de que nem tudo está perdido neste nosso mundo virado de pernas para o ar...

4 comentários:

Raquel Reis disse...

totes: pois é! :) linda!! é bom k este amor (o verdadeiro, o incondicional, o altruista...) seja visível! Para k kem n acredita k ele existe (ou tem sérias dúvidas...) passe a acreditar...

***

malukid disse...

Surpreendente como existem pessoas capazes de amar com um sentimento profundo como este! Admiro essa pessoa por amar desse jeito, mas admiro também a pessoa que disse: "Admiro-te pela força que tens!", que apesar da outra pessoa corrigir e dizer: "Não é força! É amor!". Muitas pessoas pessoas que estariam no sei lugar talvez dissessem: "Que pena, coitada de ti, consegues aguentar com ele todos os dias?", estas atitudes, considero-as atitudes que levam uma pessoa à ruína. Eu não tenho pena de ninguém, tenho sim, admiração por atitudes de pessoas, por forças de vontade; considero o sentimento de pena, um sentimento pior que o ódio, ao menos o ódio não é um sentimento covarde. Assim como não tenho pena de ninguém tb não quero k tenham pena de mim.
Se calhar fui um pouco radical no que disse, mas foi um facto que me chamou à atenção quando li o post.

Raquel Reis disse...

malukid: eu tb admiro esta pessoa... e espero konhece-la melhor nos próximos tempos... em principio vou trabalhar kom ele... axo k akeles 2 m vão ensinar imenso... 1a kuriosidade k m deixou ainda +... sensibilizada!... ela é da nossa idade! n é suposto ter-s esta força tda!! ker dizer, amor! pk ela diz k n é força! :)

É fácil ter pena.. demasiado... e é p isso k esse é 1 sentimento tão mau... inda s torna + fácil kd as pessoas se auto-inserem n1 posição de "oh koitada d mim..." n é este o caso!! axo k é impossivel ter pena dela!! pk face a 1 amor destes n s pode ter pena!! independentemente das dificuldades que, com certeza, ela vive, é 1 sortuda p estar a viver 1 amor assim e... é d admirá-la por ter a coragem de o assumir, face a todas as dificuldades e previsões possiveis...

***

Raquel Reis disse...

Snowshoe: poix é, pode soar repetitivo, m é mm linda... só tenho pena k n akonteca 1 "milagre"... era merecido...

***