quarta-feira, março 23, 2005

Lindo!!


fotografia de Paul Harris


Esta é uma imagem linda, que já me passou pelas "mãos" algumas vezes... Aliás, acho que já a reencaminhei para os meus contactos de mail por duas vezes... A imagem vale por si, mas a história que existe por trás também...

Há quem se possa sentir incomodado com a imagem, principalmente os estômagos mais sensíveis... Espero não chocar a sensibilidade dos meus visitantes... Mas não resisti a postá-la...

Para quem ainda não identificou, trata-se de uma imagem obtida durante uma intervenção cirúrgica, feita dentro do útero materno, para corrigir um problema na coluna vertebral de um feto de apenas vinte e uma semanas de gestação. É uma verdadeira proeza médica! Pelo que consegui perceber, o miúdo não tinha hipóteses de sobreviver fora do útero, tinha que ser tratado dentro (numa cirurgia que era, ainda, experimental), de forma a corrigir a anomalia e permitir a continuação do desenvolvimento fetal.

Eis que durante a cirurgia, o bebé põe a mãozinha para fora da pequena abertura feita pelo médico e agarra um dos seus dedos... Podemos estabelecer uma bela metáfora... estará ele a agarrar-se à vida? ou a agarrar a sua única hipótese de sobrevivência... ou a agarrar-se a quem está a lutar pela sua vida... ou simplesmente a mostrar algum reconhecimento e agradecimento pelo que aquele médico está a fazer... Interpretação demasiado emotiva? Baah... Aquela mão é só uma coincidência!... Será mesmo?...

A operação foi um sucesso. As anomalias foram corrigidas e a criança nasceu saudável.

É por estas e por outras que eu sou absolutamente contra o aborto... E não é por moralismos "baratos"... É por evidências científicas...

Seja lá como fôr, esta é uma imagem "poderosa"...

6 comentários:

malukid disse...

k historia incrivel, creio que essa imagem nunca me passou pelas maos, e nem conhecia tal historia, impressionante como é!

eu tb sou da mesma opiniao que tu, "absolutamente contra o aborto".
Principalmente as mães deveriam pensar no fundo da questão e ver que quando abortam, estão a destroir um pedaço delas mesmas...

Raquel Reis disse...

malukid: pois é, impressionante mm! das vezes k a recebi inda n tinha este meu cantinho, m agora k tenho n fui capaz d apagar o mail sem a publicar aki... axo k deve mm fazer-nos pensar a tds em td o k ela possa significar...

Eu n m sinto mt à vontade para falar sobre o k significa ou n para 1 mulher fazer 1 aborto... pk n konsigo imaginar, a sério k n... d kk forma, sim, concordo k estão a destruir 1 pedaço delas mesmas... m tb 1 pedaço do pai da criança... a responsabilidade n é sempre exclusiva da mãe...

o k + m xateia no meio disto td é kontinuar a existir pessoas k afirmam k o feto n é 1 ser... pah! até a m**** dos virus e micróbios e tal s considerados seres vivos!!!...

m ok, fiko p aki, senão inda firo algumas sensibilidades... ;) ***

Raquel Reis disse...

pedro: pois, este é 1 assunto recorrente nas nossas conversas, é 1 facto... p isso mm n m parece bem reproduzir aki o k já t disse, afinal, s privadas! (lol m k bem!) tu sabes bem o k eu penso sobre isto!

a imagem... acredito! m é klaro k cd 1 pensa o k ker... sei k este tipo de cirurgias existe, p isso... axo k mta gente "N ker ver" km dizes pk... é forte, é realmente forte... e põe em causa mtas convicções... m existe e eu fiz a minha parte ao publicá-la! :)

n faço ideia do mail desse sr, m... axas mm k vale o esforço?...

***

Raquel Reis disse...

Totes: lol kom k idd aprendest a tua ultima língua? lol :P

n, a sério... tu sabes k eu tb n kurto BE... s "radicais", extremistas nas suas opiniões e eu n gosto disso... e dps defendem 2 ou 3 koisas k a mim m repugnam... 1 delas esta!

***

Anónimo disse...

É pena que a mãe daqueles que hoje são contra o aborto não o tenham feito, pois desta forma, não estariam cá hoje a renunciar a vida de um "pobre indefeso".

De: Descobre (amiguinhos)

Raquel Reis disse...

descobre: é fácil dizer sim dps d alguem ter dito não p nós, no passado... *** bigadah pl visita! volta smp!! :)