domingo, março 27, 2005

Páscoa



"
É tarde de sexta-feira e tu guias em direcção a tua casa. Sintonizas o rádio. No noticiário falam de coisas com pouca importância... Numa cidade distante morreram 3 pessoas com uma gripe até então totalmente desconhecida. Não prestas muita atenção a esse acontecimento.

Na segunda-feira, quando acordas, ouves no rádio que já não são 3, mas 30 mil as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso.

Na terça-feira, já a noticia é mais importante. Ocupa a primeira página de todos os jornais, porque já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irão e Afeganistão. Enfim, a notícia espalha-se pelo mundo. Chamam à doença de "La Influenza Misteriosa" e todos se perguntam: "Que faremos para controlá-la?"

Então, uma notícia surpreende a todos: a Europa fecha as suas fronteiras. A França não recebe mais voos da Índia nem de outros países onde se suspeite da existência de casos da tal doença. Ficas alerta, devido ao encerramento das fronteiras. Passas a estar atento a todos os meios de
comunicação, para te manteres informado da situação. Ouves que uma mulher declarou que, num dos hospitais de França, um homem está a morrer pela tal "Influenza Misteriosa".

Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando contrais o vírus, durante uma semana nem te apercebes. Em seguida tens quatro dias de sintomas horríveis e logo morres. Entretanto, a Inglaterra também fecha as suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte o presidente dos EUA fecha também as fronteiras para a Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura.

Por esta altura, as pessoas começam a reunir-se nas igrejas em oração pela descoberta da cura. Na igreja onde te encontras, de repente entra alguém aos gritos: " Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York!!!"

Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro. Os cientistas continuam a trabalhar na descoberta de um antídoto, mas nada funciona. De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o ADN do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado. Corre por todo o mundo a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer a análise de sangue e doá-lo para o fabrico do antídoto.

Tu vais voluntariamente com toda tua família e alguns vizinhos, sem saber muito bem o que acontecerá, mas vendo ali uma esperança... De repente, o médico sai a gritar um nome que leu no seu caderno. O teu filho mais novo está ao teu lado, agarra-se ao teu casaco e diz: "Pai? Ele disse o meu nome!"

Antes que possas fazer algo, levam o teu filho. Tu gritas: "Esperem!" E eles respondem: "Está tudo bem! O sangue dele está limpo, é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue de que precisamos para o antídoto."

Depois de cinco longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo. É a primeira vez que vês alguém a rir numa semana... O médico mais velho aproxima-se de ti e diz: "Obrigado senhor! O sangue do seu filho é perfeito, está limpo e puro. O antídoto finalmente poderá ser fabricado." A noticia espalha-se por todo o lado. As pessoas rezam e riem de felicidade.

Nisto, o médico aproxima-se de ti e da tua esposa e diz: "Podemos falar um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho." Quando estás a ler, percebes que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar e perguntas: "Qual a quantidade de sangue que vão usar?" O sorriso do médico desaparece e ele responde: "Não pensávamos que fosse uma criança... Não estávamos preparados... Precisamos de todo o sangue do seu filho..."

Não podes acreditar no que ouves e...tratas de contestar: "Mas... mas..." O médico insiste: "O Senhor não compreende? Estamos a falar da cura para o mundo inteiro!! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue."
Tu, então, perguntas: "Mas não podem fazer-lhe uma transfusão?" E vem a resposta: "Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine. Por favor, assine!" Em silêncio, e sem sentir a caneta na mão, tu assinas.

Perguntam-te: "Quer ver o seu filho?" Caminhas na direcção da sala de emergência onde se encontra a criança sentada na cama. Ele pergunta: "Pai!? O que está a acontecer?" Consegues dizer: "Filho, a tua mãe e eu amamos-te muito e jamais permitiríamos que te acontecesse algo que não fosse necessário, entendes?" O médico regressa e diz-te: "Sinto muito senhor, precisamos de começar. Gente do mundo inteiro está a morrer." Podes sair? Podes virar as costas ao teu filho e deixá-lo ali? O teu filho diz: "Pai? Mãe? Por que é que me estão a abandonar?"

Na semana seguinte, quando fazem uma cerimónia para honrar o teu filho, algumas pessoas ficam em casa a dormir, outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir a um jogo de futebol na TV... Algumas outras vêm com um sorriso falso...

Tens vontade de parar e gritar: "O MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?"

Talvez seja isso o que DEUS quer dizer também: "O MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO VOS AMO!!!"
"


Deixo-vos este texto e o meu desejo
de uma Santa Páscoa para todos!!
Não exagerem nas amendoas!!

6 comentários:

malukid disse...

Assim como o "totes", eu tb ja conhecia esta história por mail, mas nao teve o mesmo impacto como desta vez, talvez na altura em k li o mail fosse mais ignorante e nao "ligasse" mto ao k estava a ler, ou entao dakeles mails longos em k leio uma linha e avanço 3..
Mas o fundo da questao é k muitas vezes não me dou conta de que DEUS deu o seu filho por mim, porque me ama.
Também o meu egoismo seria de tal forma que nao sei se era capaz de ceder meu proprio filho..!

Raquel Reis disse...

totes: bigadah! :)

o koelhinho é simpatiko, n preciso ter cuidd! ;) já kom as amêndoas... poix... m este ano (ainda) n exagerei! lol

konkordo, o meu filho tb n s sacrificaria pls outros... m tvz seja aí mm k reside a diferença entre o humano e o divino...

***

Raquel Reis disse...

malukid: poix, tvz isto tenha demasiado a ver k a páscoa... foi p axar isso k resolvi postar esta história neste dia...

(é bom saber o k fazes kom alguns mails k t envio! :P lol com k então avanças 3, ãh?)

poix, eu axo k kem afirme k deixaria o filho morrer, mm k em favor d tda a humanidd, está a ser pc verdadeiro... kem pode afirmar 1 coisa dessas com certeza? pk tal decisão só m parece possivel d tomar na situação e... mm assim, duvido k algum ser humano fizesse tal coisa... pl menos alguem digno d ser chamado ser humano (pk existem alguns exemplares k fazem koisas ainda piores aos próprios filhos, é 1 facto...)

***

Unknown disse...

O poder de Deus é infinito, quem está com ele não morrerá assim reza a biblia, este mundo é apenas uma passagem...beijos

Raquel Reis disse...

adryka: eu gosto d acreditar k o poder d Deus é infinito... é smp 1 fonte d esperança...

***

Raquel Reis disse...

miho: + vale tarde do k nka!! podes agradecer-m! :P

bigadah pl opinião! :)

***