Quem melhor me conhece, sabe que eu sou completamente, absolutamente, convictamente (entre outros mente's) anti-racista! Às vezes até parece que o racismo me irrita muito mais que aos próprios negros! (pelos menos alguns) Eles parecem levar as coisas muito mais na "boa", desvalorizando algumas atitudes parvas... (n é Nando? ;) ) Mas acho que isso, em parte, é por uma questão de necessidade, de sobrevivência! É a melhor forma que encontram para lidar com essa realidade...
Tudo isto para justificar este post! É que encontrei (ou enviaram-me, já nem sei bem) um texto que me disse imenso! Tá muito fixe! E melhor, é uma situação real!! Ora leiam:
"Num vôo da British Airways, uma senhora de raça branca, com cerca de 50 anos, sentou-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chamou a hospedeira.
- Qual é o problema? - perguntou a hospedeira.
- A menina não está a ver? - respondeu a senhora - A menina colocou-me ao lado de um negro. Eu não consigo ficar ao lado destes nojentos. Dê-me outro assento.
- Por favor senhora, acalme-se - disse a hospedeira - Quase todos os lugares deste vôo estão ocupados. Vou ver se há algum lugar disponível.
A hospedeira afastou-se e voltou, alguns minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não há lugar vago na classe económica. Eu conversei com o comandante e ele confirmou que não há mais lugares na executiva. No entanto, ainda temos um lugar na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a hospedeira continua:
- É totalmente invulgar a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe económica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de uma pessoa tão execrável.
E, dirigindo-se ao negro, a hospedeira continuou:
- Portanto senhor, se for de sua vontade, pegue nas suas coisas, pois o assento da primeira classe está à sua espera."
Bravo!