domingo, novembro 28, 2004

Racismo puro...

Posted by Hello

Quem melhor me conhece, sabe que eu sou completamente, absolutamente, convictamente (entre outros mente's) anti-racista! Às vezes até parece que o racismo me irrita muito mais que aos próprios negros! (pelos menos alguns) Eles parecem levar as coisas muito mais na "boa", desvalorizando algumas atitudes parvas... (n é Nando? ;) ) Mas acho que isso, em parte, é por uma questão de necessidade, de sobrevivência! É a melhor forma que encontram para lidar com essa realidade...

Tudo isto para justificar este post! É que encontrei (ou enviaram-me, já nem sei bem) um texto que me disse imenso! Tá muito fixe! E melhor, é uma situação real!! Ora leiam:


"Num vôo da British Airways, uma senhora de raça branca, com cerca de 50 anos, sentou-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chamou a hospedeira.

- Qual é o problema? - perguntou a hospedeira.
- A menina não está a ver? - respondeu a senhora - A menina colocou-me ao lado de um negro. Eu não consigo ficar ao lado destes nojentos. Dê-me outro assento.
- Por favor senhora, acalme-se - disse a hospedeira - Quase todos os lugares deste vôo estão ocupados. Vou ver se há algum lugar disponível.

A hospedeira afastou-se e voltou, alguns minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não há lugar vago na classe económica. Eu conversei com o comandante e ele confirmou que não há mais lugares na executiva. No entanto, ainda temos um lugar na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a hospedeira continua:
- É totalmente invulgar a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe económica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de uma pessoa tão execrável.

E, dirigindo-se ao negro, a hospedeira continuou:
- Portanto senhor, se for de sua vontade, pegue nas suas coisas, pois o assento da primeira classe está à sua espera."

Bravo!

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olá Raquel!Queria desejar-te uma boa semana, cheia de ideias novas para o teu blog.Escolheste muito bem o texto, e concordo com o seu conteúdo.è triste existir racismo.Beijinhos Beta

Raquel Reis disse...

Snowshoe e Beta: Pois é, tb axo o texto mt fixe, ou n o teria publicado! :) m o melhor d td é pensar k foi 1 acontecimento real, ou pl menos acreditar k sim! e pls vistos foi entusiasticamente aplaudido pelos passageiros k s aperceberam da situação!! :)

Raquel Reis disse...

Totes: acima d td axo k é 1a kestão d respeito... respeito pela diferença geral! independentemente de s tratar da cor da pele, dos habitos culturais, das formas de pensar ou até de outras características físicas que não a cor da pele...
considero k a maioria das pessoas tem 1 hábito mt mau: axar k td o k é diferente é necessariamente pior... n sei s é p medo da novidad ou por mero preconceito, m... n faz sentido! ***

Raquel Reis disse...

Totes disse:

"Oi!!
Não sou anti-racistas! Simplesmente não sou racista...!
As pessoas escolhem ter determinados ideais e são livres de o fazer, desde que não prejudiquem os outros!
Sabemos que, principalmente os negros, são discrimidanos por todo o mundo! Mas não podemos esquecer outras discriminações... Há quem o seja por ser gordo, magro, alto ou baixo!!
Acho que para além do racismo é necessario pensar em todas as discriminações...quer sejam etnicas ou eoconomicas, ou políticas!!"


(desculpa... apaguei-o sem querer... e isto n pede konfirmação do "apaganço" :S ***)