domingo, novembro 07, 2004

Um novo dia


Posted by Hello
Ontem estava confusa... Não que hoje esteja imune a tudo o que pensei e senti ontem... Isso não! Mas fez-me bem dormir! Aliás, o que me fez bem, foi mais deitar-me e pensar em posição horizontal!... Dizem que a almofada é boa conselheira... Provavelmente é mesmo! Porque comigo costuma dar resultado! As ideias parece que se organizam na escuridão do quarto... Nem que tenha que passar uma noite em branco! Esta noite não foi o caso, felizmente! É que tenho muito que estudar... e umas horinhas de sono ajudam sempre... ou pelo menos deviam ajudar...

Bem, ultimamente a morte tem-me perseguido os pensamentos... Ontem era essa uma das ideias confusas na cabeça... Nas últimas semanas tenho sido confrontada com o tema de várias formas... Parece um tema do qual não posso fugir...

Tenho-me apercebido de que a entrada na vida profissional me vai obrigar a lidar com a morte de algumas pessoas com quem vou contactar... espero que não muitas, há profissões piores... Mas não deixa de ser um facto do qual eu tinha pouca consciência... E para o qual me tenho que preparar...

Por outro lado tenho-me apercebido do medo que tenho de perder algumas pessoas que são muito importantes para mim... Não que eu antes não tivesse esse medo... Mas ultimamente tem estado mais presente, mais consciente...

Também me tenho apercebido do medo que tenho de que chegue a minha vez, mais cedo do que seria de esperar, e de que eu acabe por deixar tudo o que é realmente importante por fazer e dizer... Assusta-me a realidade de que eu vivo muito em função do futuro... Sempre achei que era uma boa forma de encarar a vida... Agora tenho algumas dúvidas... Porque futuro... é futuro...

Se hoje fosse o meu último dia e eu o soubesse, nunca o iria passar a estudar como vou fazer... Provavelmente nem estaria a escrever este post... Às tantas organizava 1 jantar com todas as pessoas importantes para mim! Para facilitar as despedidas, porque o dia já vai a mais de meio...

Bem, mas o importante são duas ideias que duas pessoas me transmitiram e que eu acho que é o que realmente importa salientar no meio desta confusão toda:

A necessidade de "Fazer de cada dia um bom dia para se morrer"... Pode parecer um pouco mórbido... A mim também me pareceu, inicialmente. Mas quando pensei melhor no assunto, o que inclui esta noite, passei a achar que não só faz todo o sentido, como também é de extrema importância! Implica não deixar nada de importante por dizer ou por fazer... E não acabar 1 dia chateada com alguém importante a pensar fazer as pazes no dia seguinte...

Mas não é fácil... Tipo, eu... Hoje vou deixar tanta coisa importante por fazer... Adiar... Mau hábito muitas vezes necessário... Mas aqui entra a outra ideia: "Pensar duas vezes nas coisas... nas decisões a tomar... Mas da 2ª vez, pensar no que faria se hoje fosse o meu último dia..." Podemos chegar a importantes conclusões sobre a importância das coisas... Embora nem sempre a 2ª opção seja realizável...

Bem, e com estas me vou, porque tenho mesmo que ver se estudo...

Ah! Só mais uma cena curiosa... e irónica... Esta semana tenho um seminário sobre... luto!! Agora digam-me se o assunto não me está a perseguir!? Há cada coincidência... Inda dizem que não há coincidências... Eu espero que seja tudo uma grande coincidência... apenas!!

CARPE DIEM

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é keia...
Há uns tempos atrás, quando punhas aquelas frases profundas no teu nick de messenger, de algumas eu não gostava e cheguei a dizer-te porquê! lembras??? Porque faziam pensar em "morte"(tu sorrias ironicamente) e isso era, e é, tema com o qual não lido muito bem!
Vejo-me muitas vezes a pensar o q eu seria se eu ou alguém tão próximo de mim desaparecesse deste mundo! Chego à conclusão que talvez fosse melhor acontecer comigo do que com quem me está próximo!
Tenho 24 anos e o que mais me marcou (para além de ter perdido apenas um familiar próximo até hoje, mas infelizmente, foi algo anunciado porque estava doente) foi ver em directo na tv o que se passou num jogo de futebol no passado mês de fevereiro!
Como é possível ser-mos tão frágeis??
Sabes que eu jogo futebol aos sábados e não sabes com que cabeça eu ia para os jogos...
Daí para diante nunca mais fui o mesmo1 Corre-me cada pensamento pla cabeça, que nem te conto!!
Fiz vários exames nas semanas seguintes e nada de mau foi detectado, felizmente! Mas isso não me sossega nem um pouco... Acalmei um pouco, mas...
Cheguei a pensar que precisaria de "apoio" doutro genero, talvez médico!! Ia para a cama e as minhas mãos tremiam de stress, de nervosismo!! Sentia o meu sistema nervoso palpitar e pela primeira vez na vida percebi como se pode entrar em depressão!
Foi quando fiz os tais exames e muita coisa melhorou, mas viver constantemente no medo de algo superior a nós, é muito muito mau!!
Isto está relacionado com a maneira de ser de cada um, mas mesmo assim, acho que todos pensam um bocadinho no pior! Mais não seja até terem um susto....
Resta-me continuar a acreditar que esta vida não é a única e algo de melhor virá um dia a acontecer!!

Bjinhos e desculpa ter andado a divagar!
Pedro Santos (Totes)

Raquel Reis disse...

Snowshoe: imagino q deve ter sido horrível... se eu, sem nka ter perdido ninguem d mt próximo, penso tanto (pelo menos nos últimos tempos) neste assunto, posso tentar imaginar o que passa pela cabeça de alguém que, como tu, já viveu uma situação dessas...

Eu diria: a morte é assim! Muitas vezes imprevisível... o q a torna pior do k ela já é p norma... Eu n encaro mt bem a ideia de q temos k nos konformar... m tb n vejo gnd alternativa... enfim...

*** gnds

Raquel Reis disse...

Pedro: bigadah pl visita!

ya, eu lembro-me da tua dificuldade em falar sobre este tema, apercebi-me dela várias vezes! Para mim era "estranho" haver 1 assunto sobre o kual tu n davas mta margem para gnds konversas... eu tb n "adoro" falar sobre ele, so k km m vem à mente, é quase inevitável n o fazer! o k tenho é aprendido a n o detestar, axo k é isso...

Poix, eu julgo k é + fácil para kem "vai" do k para kem fika ká... m tb n temos km saber, n é? akilo k sabemos é k é difícil para kem fika! e isso é suficiente para n desejarmos passar p essa situação...

O Feher... se bem te lembras tb m marcou mt... Aliás, essas tuas preocupações c o futebol fazem-me lembrar as minhas c o meu irmão... tb ele fez 1 check-up completo, km julgo k mta gente fez na altura! Se eu tivesse k determinar 1 momento em k estas preokupações s tornaram mais fortes, foi perto dessa data. N só p causa do Feher, m tb pk nessa altura eu estava em estágio e tive 1 "choque de realidade", foi o início da minha consciencialização para o facto de k as pessoas q eu + amo na vida n s imortais e de k eu própria n o sou! E mais forte ainda, k td isto n tem nda a ver k a idd!

Eu acho k essas preocupações s naturais... desde k n s tornem numa espécie d obcessão e k n nos façam viver a vida c limites demasiado absurdos... até pk uma atitude de prevenção radical, tipo "ficar em casa", n garante nda... nda mm...

Só + 1a koisa a propósito do teu comentário: dd kd é k eu n gosto das tuas divagações? ;) espero k kontinues a divagar, d vez em kd aki! ;) ***

Cláudia Félix Rodrigues disse...

Tomei a liberdade de te citar no meu Mar. Espero que não te importes. Um beijinho

Raquel Reis disse...

Blue C.: não me importo nada! pelo contrário! :) *** bigadah!