sábado, fevereiro 26, 2005

Palavras... apenas palavras?

Hoje resolvi seleccionar alguns excertos das letras de um album que eu tenho ouvido bastante nos últimos tempos (leia-se semanas) e do qual gosto muito: o "Bom Dia" dos Pluto. Deixem a vossa opinião!! Se não conhecem, ouçam-no... vale mesmo a pena!! :)



"Nunca vão dizer olha tu por ti!...
Mas nunca vão olhar pelo que é teu!"

Lideres & Filho - Pluto



"É que eu ando tão perdida,
Já tinha decidido ser feliz para sempre.
[...]
Diz-me o que é que isto tem a ver com sentimento,
Diz-me o que é que não tem a ver com razão.
Para sempre é tão distante,
Eu acho que prefiro ser feliz como sempre...
E depois e depois o que foi feito de nós os dois,
Depois depois o dois vem sempre depois."

O dois vem sempre depois - Pluto



"Mas uma razão no caos só o amor sabe ver,
Dá-me coragem mãe para não deixar de ser eu.
Segue-me à luz, na escuridão não.
Ser tão perfeito é ser só uma metade,
E ninguém imagina o que te passa no fundo.
É estranho quando dou por mim no mundo bizarro,
E mais ainda quando lá o mais bizarro do mundo sou eu.
Segue-me à luz, na escuridão não."

Segue-me à luz - Pluto



"Sou uma prisão de que fujo a que regresso.
Não vês como é bom dizer eu tentei,
Quem sabe eu parti, quem sabe eu voltei.
[...]
Não fujas, deixa que aconteça,
Agarra no momento pra que não desapareça.
Detesto fazê-lo mas eu não resisto,
Nesse momento eu começo a sentir o alívio do ver.
Sou uma prisão de que fujo, a que regresso"

Prisão - Pluto

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Para mim... para ti... para nós!...


"Morte, que mistérios encerras?... Ninguém o sabe... Todos o podem saber... Basta ir ao teu encontro, corajosa, resolutamente, que nenhum mistério existirá já!"

Mário de Sá Carneiro


"[...] é o apagar da lâmpada ao nascer do dia e não o apagar do sol!..."

Rabindranath Tagore

sábado, fevereiro 19, 2005

Não há título aplicável!


Não há mesmo! Este post nem é verdadeiramente um post... Pelo menos não um dos meus... Nem sequer vou poder inserir uma imagem... Para quem ainda não sabe (que deve ser uma grande minoria dos meus visitantes... da maneira como eu ando irritada com isto já me encarreguei de espalhar a notícia...), o meu PC passou-se, teve não um mas vários "piripaques" e ganhou demasiada autonomia... A verdadeira libertinagem... Desliga-se sozinho quando bem lhe apetece... Em época de estágio isto deixa-me com os nervos em franja e, apesar de ter conseguido salvar os trabalhos todos, a ideia de passar as próximas semanas sem ele não me agrada mesmo nada... Sim, sou muito dependente do PC... Admito, pronto!!

Mas esta semana foi repleta de grandes emoções, por isso não pude deixar de postar algo este fim de semana... mesmo sem imagem... (a não ser que alguém muito querido e blogueiro me queira pôr uma imagem jeitosa online e me dê o link... siiim?)

Vou tentar seleccionar o que foi mais importante nesta semana, porque senão... não paro de escrever... e já tenho tido algumas queixas quanto ao tamanho exagerado e densidade de alguns posts... Nada a fazer... eu própria tenho um tamanho exagerado e elevada densidade! lol Há coisas que nunca mudam, apesar de a tradição já não ser o que era...


Bem, esta semana começou com 2 acontecimentos: 2ª feira dia dos namorados e início de estágio! Quanto ao primeiro facto, poderia ter sido um dia depressivo, afinal continuo encalhada! lol (esta é em homenagem a uma amiga lá de casa que dizia que somos uma casa de encalhadas... em tempos pensei em dar um nome qualquer à nossa pseudo "república", relacionado com isso... m as pronto, graças a uma ingrata :P deixamos de ser uma residência de encalhadas... agora somos uma residência maioritariamente encalhada, o que em democracia vai dar ao mesmo) Mas, voltando à possível depressão de dia de s. valentim... este foi um dos melhores pa mim! Muitos amigos (e amigas, ok?) lembraram-se de mim e soube muito bem mesmo... :) vivam os amigos encalhados e solidários!! eh eh eh

O estágio... O Rórró (modo carinhoso como trato o Rovisquito ;) ) é um porreiro! lol Estou mesmo a gostar muito! A coisa promete!! :) Já tenho dois putos e um velhote! :) Realmente entusiasmo-me muito mais com os miúdos, mas pronto... Tenho que me adaptar a um contexto ligeiramente diferente e acho que estou no bom caminho para o conseguir!! :) Como diria um conhecido senhor, possivelmente morador em Lourosa (private joke... quer dizer... uma piada continua a ser privada quando envolve... deixa ver... 3 pessoas e uma sapa?): Corta em frente!!!

Esta semana foi também altura de regresso à universidade e de reencontro com os colegas! Na verdade já tinha saudades do ambiente de aulas (!!!) eh eh eh Foi muito bom voltar, até porque o que não faltava era novidades... Umas melhores que outras, é verdade... Mas... Há que seguir em frente e gerir as coisas da melhor forma... Houve um momento que foi importante para mim, durante o seminário com a nossa coordenadora... Ela discursava (lol) sobre a importância dos estágios e dizia algo do tipo "Vocês vão-se aperceber que são os casos difíceis que ficam na nossa memória... Não são os simples, os básicos! São os complicados que mais nos ensinam e dos quais nos lembramos do nome passados muitos anos... São esses aos quais ficamos sempre gratos! E são esses que nos fazem nunca esquecer do sr. João, da Ana, do Diogo..." O Diogo... Não sei se os outros nomes eram pessoas "reais" dos últimos estágios... Provavelmente sim... Acredito que o Diogo era o meu Diogo... porque ela também o conheceu em Viana e porque o seu olhar parou sobre mim quando o mencionou... Mas também não importa! O que importa é que para mim era a ele que se referia... E o que importa é que tomei consciência e uma coisa... "perdi" o Diogo... mas ele vai-me acompanhar o resto da vida... E isso deixa-me muito feliz! Porque uma história como a nossa não podia ficar como um passado cada vez mais longinquo... É uma história que merece ser presente todos os dias... E eu tive a certeza que o vai ser! Não sei se mais alguém naquela sala percebeu a dimensão do que ali foi dito... Espero sinceramente que sim!

O Diogo... estou a planear ir visitá-lo(s) em Abril! :) Espero muito conseguir!! Mesmo!!!

Já quase me esquecia de referir um acontecimento desta semana: o início de uma aventura automobilística sem precedentes!! :) Se há um ano atrás havia alguns engraçadinhos que referiam que o perigo ia sair à estrada... Bem, agora acautelem-se, porque saiu a sério! E é para durar! (tem sido uma experiência... interessante! :) )

E pronto, abençoada semaninha! Semana de alegrias, stresses, desilusões... Das últimas não falei porque considero que há coisas que mais vale ignorar... Dias que são para esquecer e não pensar muito neles!... Quando o mundo nos desilude e nos choca devemos ignorá-lo, não é? Principalmente se esse mundo (ou essa parte do mundo) não nos interessa minimamente!... Ignorar, quando se pode... Esta semana pude... Só espero que nos próximos dias as novidades que sei que vão aparecer sejam aquelas que me vão permitir continuar com esse "ignorar voluntário"...

domingo, fevereiro 13, 2005

Medley




Então é assim: em época de mudança na minha vidinha, resolvi mudar também a banda sonora do blog! Ah poix é, que isto do blog e da minha vida é quase a mesma coisa! lol

Bem, então ficam a saber que o novo som que vos acompanha quando me visitam é um medley da banda sonora do "Fantasma da Ópera". Assim podem ficar com uma pequena ideia do que é a fantástica música deste filme... O ficheiro é bastante longo, espero que tenham paciência para o ouvir... Garanto-vos que vale a pena! ;)

Peço desculpa por algumas pausas exageradas a meio... mas não consegui encontrar um ficheiro melhor e... a verdade é que também não tive muito tempo para procurar...

Até um dia destes, quando eu cá conseguir voltar!...

Há dias assim



Há dias que nos enchem a alma!
Dias em que percebemos que vale a pena sonhar...
Dias que nos mostram que não há nada mais certo do que lutar por aquilo em que acreditamos... por quem somos...
Dias em que só algo de muito forte pode abalar o que sentimos... Abalar, porque destruir é impossível...
Dias em que nos aproximamos da felicidade suprema... Saímos da feliz normalidade dos dias em que nada de muito mau acontece...
Dias que completam o vazio que, eventualmente, existe em nós...
Dias em que damos por nós a sorrir por regra... sem motivo... passando a cara séria a ser a excepção... ao contrário dos dias "normais" em que a excepção é o sorriso...
Dias que custam a acreditar que aconteceram...
Dias que se prolongam ou não, mas que valem uma eternidade de tempo...
Dias cor-de-rosa...


O dia de ontem acabou assim... perfeito como poucos! Com uma alegria genuína que, naturalmente, poderia ser complementada por diversos outros pormenores, mas... valeu muito por si só! Valeu tudo por si só! :)

É curioso como, quando achamos que nos falta N coisas para nos sentirmos verdadeiramente felizes, nos acontece apenas uma dessas e parece que tudo aconteceu!! Se de um momento para o outro tudo aquilo que mais desejo acontecesse, eu acho que morria... lol Não dá para imaginar esta sensação multiplicada 4 ou 5 vezes... Será possível?

Bem, hoje continuo com uma sensação óptima, com menos dificuldade em acreditar! Sim, porque custou a acreditar... Espero que se prolongue por uns bons pares de dias... A sensação... Porque a situação em si está para durar!! :)

Numa época de transição, de início de nova etapa (leia-se novo estágio), era tudo o que eu precisava! Uma motivação a mais é sempre bem vinda! Estou motivadíssima para tudo! Estou pronta para tudo! Venham eles!! Quantos são?

Espero que consigam ficar felizes por mim! Eu gostava de poder partilhar esta sensação com o mundo!! :)


Nunca duvidem de uma coisa: Vale a pena sonhar!!! (oh se vale!!)

sábado, fevereiro 12, 2005

O meu cão desiludiu-me...



Isso mesmo que leram! O Lobito (o meu cão) desiludiu-me... Passo a explicar!

O Lobito é um Husky no vigor dos seus 3 anos e meio (o que dá perto 30 anos em idade humana)... Sempre foi muito brincalhão, muito indisciplinado e muito bruto... enfim, muito maluco! Mas muito querido também!! :)

Cá em casa sempre existiram animais... Então gatos vadios... uma imensidão! Porque como sempre tivemos gatos (actualmente 2, mas já foram um pouco mais) eles convidavam os companheiros para grandes farras cá em casa (leia-se banquetes de Friskies e afins)... desde que o Lobito mora cá (lol até parece que já morou em muitos outros sítios...) essas visitas têm diminuido... Afinal, 1 cão daquele tamanho faz qualquer gato repensar a sua visita cá a casa... De qualquer forma, o Lobito nunca foi estúpido (leia-se violento) para os gatos residentes! Têm um relacionamento frio, porém civilizado (até porque as unhas dos gatos arranham e o Lobito não tem orçamento para gastar em institutos de beleza...)...

O Lobito é um animal (mesmo...) que gosta de brincar e já não é a primeira vez que se mete com as galinhas... Estes seres (do mais estúpido que há, na minha opinião... nem sei como os ovos são tão saborosos...) mexem-se e é esse o seu principal defeito!... lol Bem, mas o Lobito mete-se com elas, brinca um bocado, mas nunca magoou nenhuma (até porque não lhes tem acesso... só visualmente...)... até hoje!...

Vamos então ao dia de hoje... Arranjou uma falha junto ao chão, na rede que lhe permite visionar o galinheiro (a ideia era ele ter direito a entretenimento canino, tipo dog-tv) e meteu-se com as galinhas! Já aconteceu uma ou outra vez, mas desta vez fomos dar com uma galinha aninhada junto à rede, imóvel e com ele a "brincar" de forma talvez demasiado violenta... Agora vem a parte que me desiludiu: descobri que o meu cão é um cão! No sentido instintivo da expressão... A sede de... sangue (seria?) era tanta que nada o demovia da ansiedade de abocanhar a galinha... Nem eu, nem a bola, nem os chamamentos, nem os biscoitos... nada! A galinha parecia morta... na verdade tava aninhada e, julgo eu, paralisada de medo! Ficou ferida numa asa, porque o Lobito a pisava com a pata na tentativa de que houvesse algum movimento... Ou de a puxar para fora para... brincar? Enfim, acabou tudo bem, acho eu... Vamos lá ver a dimensão do ferimento na asa... O Lobito ouviu um raspanete... Já nem apetecia dá-lo, porque aquela obcessão desapareceu assim que a galinha se afastou da rede... Parecia outro cão... menos cão...

Mas o importante do episódio (relativamente normal para quem tem um cão e galinhas em espaços relativamente próximos) é que fez-me pensar numa coisa... Nos instintos animais... Particularmente nos nossos... humanos! Será possível que aquilo que, inegavelmente, temos de mais primitivo nos possa (ainda) dominar de uma forma semelhante? Será que uma qualquer "galinha" que nos desperte o instinto nos leva a não controlar os nossos actos, fazendo ouvidos moucos às pessoas de quem gostamos que nos pedem que façamos o contrário? Será possível que a razão não se consiga impôr a tudo isto? Afinal... aquilo que nos distingue do Lobito é sermos mais racionais que ele... Ou não?

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Fim de férias (e de semana)



Não, não estou triste! Estou esquisita, cansada (mas... de quê?...), "mole" como tudo... Porque será que eu acho que o raio da gripe ainda não se foi embora?... Espero que seja uma suspeita infundada!... (ou afundada!...)

Bem, este fim de semana é também o fim das "mini" (ok, eu sei que há quem esteja pior) férias de carnaval! Na próxima semana começo mais um estágio, desta vez no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais... O nome é esquisito como tudo, ainda não o consegui memorizar... Alguém tem alguma mnemónica para sugerir? Eu esgotei todos os meus recursos a este nível na época de exames passada! lol

Há uma novidade: ao contrário do que eu pensava, também lá existem putos!! :) Eu julgava que eram exclusivamente adultos! Mas não!! :) Fiquei super contente!! O que é que eu tenho contra os adultos? Algo muito simples: tenho dificuldade em confiar neles!... Ok, algo que tenho que superar, eu sei!... Mas... Na verdade não é um grande impedimento a este nível, porquen é algo com o qual eu lido bem, pelo menos na área profissional... De qualquer forma, prefiro poder trabalhar também com miúdos! Não só, mas também! É uma motivação extra! Principalmente depois da minha última experiência! :) O meu instinto maternal anda à flôr da pele? lol Talvez! E daí? Óptimo! Desde que não me dê para adoptar tudo o que é puto que me apareça à frente!

Um aspecto negativo que descobri... o horário... trabalhar todos os dias das 9h às 16h30 com um pequeníssimo intervalo para almoço não é algo a que eu esteja habituada... (pois... vida de estudante não é nada má, ao contrário do que nós costumamos apregoar...) Ké das tardes livres? Das manhãs livres? Dos furos?... Pois... E depois o dia de seminários que tenho na UA (à 6ª) não é melhor... Acaba às 17h30... :S Ai vidinha... Largas semanas tem 4 meses... lol Tudo isto aumenta de dimensão (e de faceta trágico-dramática) quando se divide o apartamento com uns seres sortudos (de várias espécies animais) que, no mínimo, têm tarde livre à 6ª... (já pra não falar de exemplares com dias completamente livres à 2ª ou 6ª...) Animador... Mas pronto, vou tentar esquecer os horários... (Vou pôr o despertador operacional, para não ter que pensar demasiado nas horas...) E pensar na vantagem de não ter que estudar aos fins de semana para nenhuma frequência! :) Ah! Mas quanto ao despertador... Não sei se 3 alarmes vão ser o suficiente... (para quem não tem conhecimento - todos vocês, na verdade - aqui EuE, em Viana, era arrancada da cama por 3 alarmes, com intervalos de 10 minutos entre si... ah pois é... preguiça a quanto obrigas...)

Bem, este inicio de novo estágio deixa-me com sentimentos muito contraditórios... Como sempre, aliás!... Para ser correcta, toda eu sou uma grande contradição! lol Se por um lado estou muito entusiasmada com a ideia, estou também algo apreensiva... Afinal, vou começar uma grande aventura, o meu último estágio, onde espero aprender imeeenso e aproveitar as cobaias que me vão disponibilizar! lol (isto assim até parece mau, mas não é!) Mas este é também aquele estágio em que é suposto passar em todas as provas (até para me convencer a mim mesma de que sou capaz), um novo desconhecido onde, ao contrário dos anteriores, vou passar muito tempo! Aí o receio de, eventualmente, não gostar ou não me adaptar... é muito maior! Inseguranças!... baaah... Até parece que eu não sei que vou adorar!! E que quando chegar ao fim vou "esquecer-me" lá de algo...

Ah! Pois é... Voltando a Viana... A minha vontade de ficar em Viana era tanta que deixei lá o meu cachecol e uma série de livros! lol O nosso inconsciente é engraçado! Quer dizer, o meu é!... ;) Ganda maluko!! lol E ganda inconsequente!! Agora tenho o cachecol na universidade, num qualquer gabinete de uma qualquer prof que ainda tenho que investigar quem é... E os livros... Bem, vieram cá ter pelo correio, mas... já me fizeram entrar em despesas!! lol

Há novidades neste mEuE cantinho! :) Estas férias de carnaval serviram para eu investir um pouco no blog, "perder" algum tempo a cultivar-me (informaticamente falando) e acrescentar aspectos que já estavam nos meus blogo-planos há bastante tempo! :)

Bem, estive eu, no fundo, a falar sobre as minhas expectativas para este 2º semestre que está a começar (e que para mim é quase exclusivamente de estágio...) Então e vocês? Planos po semestre? Desejos? Reclamações? Sugestões? Dúvidas? Contradições? lol Comentem, partilhem, contem tudo tudo tudo! ;)

Ah! Pra quem vai estagiar também, um óptimo estágio!! :) Pra quem vai regressar às lides académicas (mesmo que com tardes de 6ª livres...): bom 2º semestre! Pra todos muita sorte!!! :)

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Descobre as diferenças: fazer ou pensar fazer...



Fazer ou não fazer?

Aliás, acho que a questão começa um pouco antes... pensar fazer ou não pensar fazer? É que quando estamos indecisos entre fazer ou não fazer algo e começamos a pensar fazê-lo (ou a pensar como fazê-lo) é meio caminho para o fazer... Ou seja, a verdadeira decisão não é no momento da execução do acto em si, mas sim no momento em que decidimos ponderá-la, pensar em fazer... Penso que quando pensamos acabamos por decidir fazer... a não ser que sejamos o tipo de pessoa que desiste facilmente...

Bem, eu acho que penso fazer mais vezes do que devia, porque não tenho consciência de que o pensar é quase assinar um contrato! lol Acho que quando começo a pensar não tenho real noção das consequências: vou acabar por fazer!... E mesmo que este fazer seja inconsciente... Está sempre lá, mesmo que disfarçado de mil e um "não fazeres"...

Ok, não complico mais... Devem tar a achar que fiz algo que não devia ter feito... Não! Mas estou a pensar fazê-lo! Estou a pensar fazer algo que sei que não devia pensar em fazer... No fundo, acho que já o estou a fazer, mas ainda não me apercebi... Ou pelo menos ainda não assumi que me apercebi...

Não, pode parecer que está quase, mas ainda não é desta que esta cabeça dá o nó... Mas está a pensar em dar!... lol

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Samurai




"Era uma vez um grande Samurai que vivia perto de Tóquio. Apesar da idade, dedicava-se a ensinar a arte Zen aos jovens. Corria a lenda de que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido pela total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Queria derrotar o Samurai e aumentar a sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo, chutou algumas pedras na sua direcção, cuspiu-lhe no rosto, gritou insultos, ofendeu os seus ancestrais... Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No fim do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se.


Os jovens alunos do Samurai, surpreendidos, perguntaram ao mestre como pudera ele suportar tanta indignidade...

- Se alguém chega até ti com um presente e não o aceitas, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.
- A quem tentou entregá-lo! - respondeu um dos alunos.
- Pois o mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceites, continuam a pertencer a quem os trazia consigo. A tua paz interior depende exclusivamente de ti. As pessoas não te podem tirar a calma. Só se o permitires..."

###

Pois é, mais um texto que me pareceu interessante...

Não se pode negar que um mesmo acto tem para nós diferente valor se é praticado por alguém de quem gostamos ou por alguém que não nos diz muito... E refiro-me a actos ofensivos, que nos magoam... Ficamos muito mais magoados se o "agressor" for alguém que estimamos! Se a pessoa em causa nos fôr indiferente, mais imunes estamos ao dito acto...

Daí fazer todo o sentido só sermos magoados por aquilo que "deixamos" que nos magoe... Só nos tira do sério aquele a quem permitirmos que o faça... No fundo, depende sempre de nós!...

domingo, fevereiro 06, 2005

Parabéns a mim!



Hoje faço anos! Aliás, nasci há 21 anos quase certinhos!... (ups! já disse a idade!) Parabéns a mim!!
.
Afinal, parabéns porquê? Será que alguém já pensou porque é que se dá os parabéns a quem faz anos? Eu hoje pensei porque deveria dar os parabéns a mim mesma ou porque é que os outros o deveriam fazer... Não me agrada que seja só porque toda a gente recebe os parabéns quando faz anos... Não é motivo suficiente!! Então resolvi, depois de horas de ponderação, que eue merecia que eue desse os parabéns a mim mesma (ou seja, a eue!)! lol Resolvi que estou de parabéns! Quero dar-me os parabéns porque de há 21 anos para cá que tenho sido alguém de quem me orgulho (é só baba, na verdade!)!... Porque hei-de estar com modéstias? Hoje não! Hoje olho para trás e penso: belo caminho! Com muitos tropeções, muitos erros, muitas "patices", claro! Mas também com uma enorme fidelidade a mim mesma, que me orgulha mesmo! Tenho vontade de seguir em frente e de que daqui a 21 anos me sinta tão satisfeita e tão bem comigo mesma como hoje... Não deve haver pior sensação do que "detestarmos" o ser em que nos tornamos... e acredito que existam pessoas que sentem algo do tipo...
.
O dia do meu aniversário faz-me sempre lembrar de uma coisa... Não sei explicar porquê, mas sempre tive a ideia de que vou morrer jovem... Não, não sei quando (esqueçam os que pensaram que eu tenho dotes bidentes, ainda "só" me faltam 2 dentes)! É mais a ideia contrária, a ideia de que não vou morrer velhinha... Ok, eu sei... qual é a minha de escrever este tipo de coisas num post de aniversário? Pois, eu não gosto de falar nisto... Principalmente porque as pessoas não gostam de me ouvir falar nisto... reagem sempre muito mal! Mas como este é o meu blog, estou no direito de o fazer! Se não quiserem ler, avançem o parágrafo!! (mas SÓ o parágrafo!!) ;) Para mim é uma ideia tão natural... Eu não sei quando comecei a sentir isto, nem encontro uma explicação... Só sei que é como se tivesse uma certeza, embora eu goste de pensar que é uma parvoice, que algum episódio passado (o qual eu não consigo identificar) me fez assumir como facto... Não sei... Mas lembro-me sempre disto neste dia! Chamem-lhe pressentimento, chamam-lhe paranóia... nem eu sei como definir! Mas tem o seu lado bom! Dá vontade de viver a vida intensamente! E de aproveitá-la! E de realizar sonhos! E de fazer projectos... Afinal, viver é sempre correr o risco de morrer!... Não é? Ok, eu calo-me com isso, já sei!...
.
Não estranhem o acesso de introspeção aguda!... Na verdade é um hábito... Tenho a sorte (na minha opinião) de ter nascido à noite e de, quase todos os anos, nesta altura do dia, a maior parte da "agitação" já ter passado. Quando não passou, eu arranjo forma de fazer uma pausa (com ou sem KIT-KAT)! Gosto de passar pela hora do meu nascimento de uma forma um pouco reflexiva, pensar em mim e na minha vida... É quase tradição e acho que o tenho feito sempre, pelo menos nos últimos anos de vida. Sabe bem, é um tempo que concedo a mim mesma num dia que, acima de tudo, é meu... Apesar de ser óptimo partilhá-lo com quem gosta de mim.
.
Este foi um aniversário bastante bom! Podem pensar: "mas existem aniversários maus?"... não sei se existem maus, mas existem "menos bons", eu já tive alguns... Este não teve nenhuma daquelas crises que já se tornaram habituais! :) felizmente! Passei o dia com a família e alguns amigos... Foi muito agradável!
.
Uma das coisas que soube mesmo bem foi reparar que algumas pessoas, que eu não contava, se lembraram do meu aniversário! :) Pessoas que passaram por mim e que a vida se encarregou de afastar, embora eu gostasse que ficassem por mais tempo... muito mais tempo, aliás!... Pessoas que conheço há relativamente pouco tempo... Pessoas que por vezes não parecem ser das que mais se importam comigo... Enfim, já estou habituada a este tipo de surpresas em dias como este! São agradáveis, é o que importa! Mas deixam-se sempre a questionar a minha capacidade para "classificar" conhecimentos...
.
E depois há os básicos, os óbvios, os que estão e sempre estiveram lá!... Não são menos importantes por isso, pelo contrário! São heróis, uns persistentes, porque ainda não desistiram de me aturar! lol
.
Este ano foi giro fazer anos em pleno fim de semana de carnaval! Há uns anos atrás, eu mesma dava tudo para que isto acontecesse, para fazer um big baile de máscaras!... lol Mas não gosto de fazer anos ao fim de semana!... Eu explico: quando se faz anos à semana tem-se o dia de aniversário e depois o "fim de semana de aniversário"! Duas ocasiões que são assinaladas... Quando acontece coincidirem, perde-se um bocado! lol Mas pronto, eu já decidi que vou fazer da próxima semana a "semana de aniversário", pra compensar! lol Até porque estou de férias!! Há mesmo muito para festejar!
.
Bem, há apenas mais uma coisa a assinalar... A imagem deste post... Já algumas "almas caridosas" (que lêm o blog! lol) me vieram questionar: "como é possível que o teu blog não tenha nem um post sobre a paixão da tua vida?"... Pois... Pra quem melhor me conhece parece mesmo impossível que ainda nem um único golfinho se tenha visto neste espaço... Há uma justificação muito lógica: a ideia inicial era criar um 2º blog só pra eles... Mas (ainda) não deu... A famosa falta de tempo... Vamos ver o que dá para ser feito, entretanto cá fica um "toque dolfinesco", num dia em que eles costumam dominar os presentes que eu recebo! lol É sempre uma garantia, para quem dá, de que eu vou gostar!! :)

sábado, fevereiro 05, 2005

Escaravelho


(Jael: bigadah pl foto!('',))

Hoje reencontrei um pensamento que já conhecia mas ao qual "perdi" o rasto, no sentido de nunca mais o ter lido em lado nenhum... Acho-o lindo, por isso resolvi posta-lo, antes que volte a cair naquele que é o lado mais remoto da minha memória!...

É de um escritor francês (1881-1958) que foi prémio nobel da literatura em 1937. Cá vai:



"Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor,
e depois de outra flor.
Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa
e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele;
e, abafado nesse aperto supremo,
morre entre os braços da flor que elegeu."
.
Roger Martin du Gard

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

The end



Como diria o Diogo: "Cabou!" :) Ou como diria a minha avó: "o que é bom acaba depressa!"

O estágio chegou ao fim e, apesar de tudo (leia-se distância, "sozinhês" e as chatas das viagens), A-D-U-R-E-I! E acho que, apesar de eu saber que estava a gostar, só hoje, quando me vim embora, é que tive noção do quanto estava a gostar!... Sabem aquela base do "só valorizar as coisas quando as perdemos"? É um bocado isso... É um erro recorrente... Saí do jardim ainda não fez 12 horas e já estou cheia, cheia de saudades...

Foi uma experiência que nem sei descrever... Aqueles miúdos ensinaram-me tanta coisa...
Nunca vou esquecer o Diogo, o meu menino! Um menino que me ensinou verdadeiramente a comunicar e a compreendê-lo. Um menino que esta semana esteve doente!... :( Não pude aproveitar os últimos dias com ele, infelizmente... :( Mas ofereceram-me uma recordação tão bonita!... Um livro com alguns desenhos dele! :) São gatafunhos, gatafunhíssimos!... Mas são os gatafunhos mais bonitos que me podiam dar neste momento! :) Amei! (acho que percebo melhor porque é que põe os putos a fazê-los em dias como o dia do pai e da mãe...)
.
Mas o Diogo foi uma parte, a mais intensa, mas apenas uma parte!... Nunca vou conseguir esquecer a Filipa e os seus bracinhos no ar, quase umas asas prestes a levantar vôo... Nem a Jéssica e a necessidade de lhe segurar nas mãos para ela deixar que lhe dessem a comida... aquecê-las, dizia eu... com as minhas mais frias que as dela!... Nem o Tomás e o seu olhar ausente... mas mesmo assim foi dos mais constantes a cumprimentar-me todas as manhãs, com gesto... Nem o Abel, o menino bilingue e taaao charmoso... quando fôr grande vai ser fresco... vão ser só pretendentes!!... Nem o Tiaguinho, uma vitima social que "via" o mundo de uma forma diferente... com o toque!... Nem o David, o menino novo que todos receavam... Nem o Daniel e as suas fantásticas definições (tipo, "deficiente é alguém que foi atropelado por um camião" lol) Nem a Beatriz e a grande ameaça que o seu forte instinto maternal era para todos os bébés! :)
.
Enfim... crianças que vão ficar na minha memória e que espero conseguir visitar de vez em quando... Embora na verdade saiba que vai ser difícil... E que mais tarde ou mais cedo vou perder-lhes o rasto... Mas todas as pessoas que passam na nossa vida deixam algo! Por isso estas passagens pela minha valeram por tudo o que deixaram, que não foi pouco! Na verdade, penso que foi mais o que me deixaram do que aquilo que lhes deixei eu...

Bem, agora falta a questão mais formal, a nota do estágio. A ideia que tenho do que me foi sendo transmitido é que vai ser boa! Mas... não me estou a preocupar minimamente com isso... Quero lá saber!!! Aprendi tanto e valeu tanto a pena só por si que qualquer nota que seja não vai conseguir traduzir aquilo que aconteceu! Por isso...

Como homenagem ao Diogo, aqui fica o seguinte:


"Comunicação acontece quando, mesmo aqueles que não se expressam verbalmente, sorriem, abraçam, apertam as mãos, fazem "cara feia" e dizem tudo com o olhar sempre que estão connosco!"