sexta-feira, fevereiro 04, 2005

The end



Como diria o Diogo: "Cabou!" :) Ou como diria a minha avó: "o que é bom acaba depressa!"

O estágio chegou ao fim e, apesar de tudo (leia-se distância, "sozinhês" e as chatas das viagens), A-D-U-R-E-I! E acho que, apesar de eu saber que estava a gostar, só hoje, quando me vim embora, é que tive noção do quanto estava a gostar!... Sabem aquela base do "só valorizar as coisas quando as perdemos"? É um bocado isso... É um erro recorrente... Saí do jardim ainda não fez 12 horas e já estou cheia, cheia de saudades...

Foi uma experiência que nem sei descrever... Aqueles miúdos ensinaram-me tanta coisa...
Nunca vou esquecer o Diogo, o meu menino! Um menino que me ensinou verdadeiramente a comunicar e a compreendê-lo. Um menino que esta semana esteve doente!... :( Não pude aproveitar os últimos dias com ele, infelizmente... :( Mas ofereceram-me uma recordação tão bonita!... Um livro com alguns desenhos dele! :) São gatafunhos, gatafunhíssimos!... Mas são os gatafunhos mais bonitos que me podiam dar neste momento! :) Amei! (acho que percebo melhor porque é que põe os putos a fazê-los em dias como o dia do pai e da mãe...)
.
Mas o Diogo foi uma parte, a mais intensa, mas apenas uma parte!... Nunca vou conseguir esquecer a Filipa e os seus bracinhos no ar, quase umas asas prestes a levantar vôo... Nem a Jéssica e a necessidade de lhe segurar nas mãos para ela deixar que lhe dessem a comida... aquecê-las, dizia eu... com as minhas mais frias que as dela!... Nem o Tomás e o seu olhar ausente... mas mesmo assim foi dos mais constantes a cumprimentar-me todas as manhãs, com gesto... Nem o Abel, o menino bilingue e taaao charmoso... quando fôr grande vai ser fresco... vão ser só pretendentes!!... Nem o Tiaguinho, uma vitima social que "via" o mundo de uma forma diferente... com o toque!... Nem o David, o menino novo que todos receavam... Nem o Daniel e as suas fantásticas definições (tipo, "deficiente é alguém que foi atropelado por um camião" lol) Nem a Beatriz e a grande ameaça que o seu forte instinto maternal era para todos os bébés! :)
.
Enfim... crianças que vão ficar na minha memória e que espero conseguir visitar de vez em quando... Embora na verdade saiba que vai ser difícil... E que mais tarde ou mais cedo vou perder-lhes o rasto... Mas todas as pessoas que passam na nossa vida deixam algo! Por isso estas passagens pela minha valeram por tudo o que deixaram, que não foi pouco! Na verdade, penso que foi mais o que me deixaram do que aquilo que lhes deixei eu...

Bem, agora falta a questão mais formal, a nota do estágio. A ideia que tenho do que me foi sendo transmitido é que vai ser boa! Mas... não me estou a preocupar minimamente com isso... Quero lá saber!!! Aprendi tanto e valeu tanto a pena só por si que qualquer nota que seja não vai conseguir traduzir aquilo que aconteceu! Por isso...

Como homenagem ao Diogo, aqui fica o seguinte:


"Comunicação acontece quando, mesmo aqueles que não se expressam verbalmente, sorriem, abraçam, apertam as mãos, fazem "cara feia" e dizem tudo com o olhar sempre que estão connosco!"

4 comentários:

Anónimo disse...

Jael:

Adorei este post... conseguiste-m emocionar c ele...
Pois é... é verdade q qd perdemos uma coisa é que percebemos o valor dela... da mma forma uqe os momentos de "sozinhês" nos ajudam a valorizar o que temos na vida..e sobretudo valorizamos a presença das pessoas de quem gostamos...sentimos a falta dakeles que "estão sempre lá"
Adorei o teu texto..consegues por-m com saudades de crianças que nunca conheci...lololol
nunca trabalhei c crianças..m gostava de experimentar...
mts jts!***********

Anónimo disse...

Ola!!!
Bem como prometido, vou fazer o meu post...
Ainda bem que gostas-te assim tanto...
São estas pequeninas coisas que trazem e libertam o bom que há de nós...
dizem que o sorriso de uma criança e uma manifestação de Deus..
E quer se queira quer não todos os dias somos tocados por ELE, Tu tiveste a sorte e o privilégio, se calhar de sentir isso de perto e ver isso...
As crianças são fantásticas...E deixam qualquer um estonteado com o seu sorriso, alegia e olhar...
Espero do fundo do coração que todas as tuas experiências futuras, sejam melhores ou iguais a esta...
Mas se por algum motivo forem piores, olha para esta em particular e lembra-te do Diogo, da Filipa e muitos outros...
Beijos MAKAU

Raquel Reis disse...

Jael: posso saber pké k nka assinas os teus koments da mma maneira? lol komeço a desconfiar k tens personalidade multipla!! :P

k bom... é bom perceber k konsegui transmitir akilo k sentia kom o meu post... pensei k ia ser dificil alguem konseguir compreender o tamanho dakilo k tentei por em algumas linhas... m penso k deves ter xegado la mt perto! :) bom saber!

aredita que trabalhar com crianças é das melhores experiências que podemos ter! :) com todas... mas se forem crianças especiais como a maioria daquelas... ensinam-nos como as outras, mas de uma forma diferente!... especial com elas! dava tudo para poder passar o próximo estágio com miúdos!... quer dizer... tudo tudo não! lol

***

Raquel Reis disse...

Makau: bigadah pl koment! :)

sim, axo k fui mm 1a priveligiada... n só por ter tipo a oportunidade de viver isto... m acima d td pk axo k aproveitei da melhor maneira, vivi tudo intensamente e retirei imensos ensinamentos! e n ha nd melhor do q aprender desta forma! :)

Bigadah pl votos! :) Tenho a certeza k esta experiência e as recordações que eu sei k vão ficar para sempre, vão ser fundamentais em experiências menos boas pelas quais, certamente, vou passar!