sábado, fevereiro 12, 2005

O meu cão desiludiu-me...



Isso mesmo que leram! O Lobito (o meu cão) desiludiu-me... Passo a explicar!

O Lobito é um Husky no vigor dos seus 3 anos e meio (o que dá perto 30 anos em idade humana)... Sempre foi muito brincalhão, muito indisciplinado e muito bruto... enfim, muito maluco! Mas muito querido também!! :)

Cá em casa sempre existiram animais... Então gatos vadios... uma imensidão! Porque como sempre tivemos gatos (actualmente 2, mas já foram um pouco mais) eles convidavam os companheiros para grandes farras cá em casa (leia-se banquetes de Friskies e afins)... desde que o Lobito mora cá (lol até parece que já morou em muitos outros sítios...) essas visitas têm diminuido... Afinal, 1 cão daquele tamanho faz qualquer gato repensar a sua visita cá a casa... De qualquer forma, o Lobito nunca foi estúpido (leia-se violento) para os gatos residentes! Têm um relacionamento frio, porém civilizado (até porque as unhas dos gatos arranham e o Lobito não tem orçamento para gastar em institutos de beleza...)...

O Lobito é um animal (mesmo...) que gosta de brincar e já não é a primeira vez que se mete com as galinhas... Estes seres (do mais estúpido que há, na minha opinião... nem sei como os ovos são tão saborosos...) mexem-se e é esse o seu principal defeito!... lol Bem, mas o Lobito mete-se com elas, brinca um bocado, mas nunca magoou nenhuma (até porque não lhes tem acesso... só visualmente...)... até hoje!...

Vamos então ao dia de hoje... Arranjou uma falha junto ao chão, na rede que lhe permite visionar o galinheiro (a ideia era ele ter direito a entretenimento canino, tipo dog-tv) e meteu-se com as galinhas! Já aconteceu uma ou outra vez, mas desta vez fomos dar com uma galinha aninhada junto à rede, imóvel e com ele a "brincar" de forma talvez demasiado violenta... Agora vem a parte que me desiludiu: descobri que o meu cão é um cão! No sentido instintivo da expressão... A sede de... sangue (seria?) era tanta que nada o demovia da ansiedade de abocanhar a galinha... Nem eu, nem a bola, nem os chamamentos, nem os biscoitos... nada! A galinha parecia morta... na verdade tava aninhada e, julgo eu, paralisada de medo! Ficou ferida numa asa, porque o Lobito a pisava com a pata na tentativa de que houvesse algum movimento... Ou de a puxar para fora para... brincar? Enfim, acabou tudo bem, acho eu... Vamos lá ver a dimensão do ferimento na asa... O Lobito ouviu um raspanete... Já nem apetecia dá-lo, porque aquela obcessão desapareceu assim que a galinha se afastou da rede... Parecia outro cão... menos cão...

Mas o importante do episódio (relativamente normal para quem tem um cão e galinhas em espaços relativamente próximos) é que fez-me pensar numa coisa... Nos instintos animais... Particularmente nos nossos... humanos! Será possível que aquilo que, inegavelmente, temos de mais primitivo nos possa (ainda) dominar de uma forma semelhante? Será que uma qualquer "galinha" que nos desperte o instinto nos leva a não controlar os nossos actos, fazendo ouvidos moucos às pessoas de quem gostamos que nos pedem que façamos o contrário? Será possível que a razão não se consiga impôr a tudo isto? Afinal... aquilo que nos distingue do Lobito é sermos mais racionais que ele... Ou não?

4 comentários:

Anónimo disse...

lamento que o Lobito te tenha desiludido!
antes de mais comentários, tenho que dizer que quem n m desilude és tu! o teu Blog tá cada vez melhor!!! parabéns!!!
A foto do Lobito tá um Show!
segundo os meus cálculos ele terá, não o equivalente a 30 anos, mas sim o equivalente a 25 anos em idade humana.
os meus cães tb já m deram desilusões dessas... a Droga, uma vez, pôs-s a correr atrás das minhas galinhas e a puxar-lhes as penas, uma delas, a Leopoldina, ficou encurralada e ela depenou-a toda :s ou quase toda...m n a mordeu..tava só a divertir-s a arrancar-lhe as penas...tb lhe dei um enorme raspanete...e pedi desculpa à Leopoldina por a cadela a ter despido...sempre aproveitei as penas para enfeitar uns chapéus, p fazer bricos, p fazer 2petecas, também com as penas do Violeta, que era um galo que nós tínhamos.....o Boina, um cão q tive em tempos, matou a Mikelina, uma galinha q eu adorava e que punha os melhores ovos :(.... a Pequenita, outra cadela que já tive, caçava coelhos e trazía-os p a porta d casa..enfim..já houve muitas cenas assim aki por casa... ainda hoje, estive a tentar habituar o Quico (o cão do meu vizinho, m q passa o tempo td no meu terreno)a n atacar as galinhas..ele deve ter um trauma qq com galináceos...vê uma galinha e desata a guinchar e a tentar atacá-la...agarra-s à rede da capoeira e puxa, puxa, puxa..a rede já tá deformada e td! tb n concordo ctg, as galinhas n são nada estúpidas...as pessoas é que querem que elas assim sejam, uma galinha podec ser educada como outro qqanimal de companhia e são até bem inteligentes!! a 1ª galinha que tive, a Xica, era muito esperta, eu dizia p ela voar p o meu braço e ela voava, dps dizia p ela subir p o meu ombro e ela subia....ela vinha atrás de mim, seguia-m, obedecia-m,... gostava de música e td! há animais mt espertos que o Homem quer acreditar que são estúpidos, só p n pensar duas vezes qd os mata..as ovelhas, as cabras, as vacas, os porcos, todos eles são tão espertos como um cachorro e tão queridos como eles...só que poucas pessoas se dignam a vê-los como tal, a educá-los como tal e a tratálos como tal...só p n pensarem que matar uma galinha, uma ovelha, um porco, uma vaca, um cavalo, um cão, um gato, um macaco, um golfinho ou ujm humano, são crimes da mm natureza...o homem só o faz por instinto...o que impede um homem d matar outro, não é o instinto, mas a lei... custa-me sempre pensar nisso, mas o instinto animal está sempre lá adormecido, mas acorda d vez em qd... com o ser humano tb acontece isso, é triste, mas é verdade! já falei sobre isso contigo....
especialmente os homens têm um instinto animal estupidamente forte..a testosterona é uma hormona terrível...
apesar de o acontecimento ter sido triste,acho que deves desculpar o Lobito e fazer umas sessõe de treino e educação do Lobito..dentro da capoeira, p ele se habituar às galinhas...ou aos ovos ;) lolol

Raquel Reis disse...

miho: e se, pa variar, mostrasses ter algum juízo? :P é k isso d seres tds os dias assim komeça a ser monótono!! :P

e esse teu "ora"... soa-m tt à carolina(zita)... n devias ceder às más influências de professoras d português obcecadas p kalhamaços d folhas... n devias, n! :P

vá, orienta-t! ***

Raquel Reis disse...

palhas: a foto do lobito teve 1a boa fotógrafa! ;) eh eh eh kt à idade, regulei-me pelo k diz na caderneta da saúde do Lobito... m no k respeita a estas koisas nem ouso contra-argumentar ctg! ;) pk tu e os bixos... é akela koisa!

lololol os nomes desses teus galináceos... lol tenho k pensar em fazer o mm aos de cá de casa...

fikei fã da Xica... :) tvz tenhas razão kd dizes k o Homem quer acreditar que alguns animais são estúpidos... é + fácil e + cómodo assim...

eu n gosto nd do nosso instinto animal... ker dizer, da maior parte dele... pk há aspectos positivos! tava-m agora a lembrar do instinto maternal... 1 belo exemplo! d kk forma, parece-me k as koisas seriam tão + correctas s fossem à base da razão e do sentimento... s bem k tb há o caso de n haver mta forma d conjugar estes 2... s ttas vezes opostos...

o Lobito está + k desculpado! Aliás, foi desculpado no minuto seguinte! :)

*** (xiça! isto kuase fikou 1 post... tenho k m kontrolar!)

Raquel Reis disse...

Snowshoe: bigadah!! :)

o Lobito é linduh linduh linduh! É meu!!! :))) lol

***