quinta-feira, junho 16, 2005

Um olhar...



Um olhar...

Olhar que tanto pode transmitir... Tanto!...

Pode parecer sereno, sincero, genuíno! Transmitir confiança e calma...

Pode ser alegre, entusiástico, contagiante! Transmitir energia e felicidade...

Pode estar magoado, triste, sombrio! Transmitir angústia e dor...

Pode parecer irritado, raivoso, vingativo! Transmitir ódio e impulsividade...

Será que os olhos nunca mentem? Serão algum tipo de garantia?... Eu sempre ouvi dizer que "os olhos são os espelhos da alma"... Mas há almas mais transparentes e mais genuinas que outras... não há? Será que também há olhos mais verdadeiros que outros?

Será que todas as pessoas que desviam o olhar são menos dignas de confiança? Têm algo a esconder? A mim não me parece, mas... os olhos serão sempre uma incógnita, um mistério a desvendar!

Por isso gosto tanto de olhos! E de olhares! E de sorrisos, já que falo nisso! :)

Um olhar... O olhar!

15 comentários:

Anónimo disse...

"o olhar" é mesmo isso...
é belissimo o teu texto.

Tb a mim o q primeiro me chama atenção numa pessoa é o olhar.

;) baci

Raquel Reis disse...

sophia: :) bigadah!

pois, a mim também... smp valorizei olhares... n konfundir kom olhos!... ;) lol pk há olhos lindos kom olhares k... n s nd d mais, n transmitem nd d "bom"

***

Raquel Reis disse...

juakina: migaaah! :) k bom k finalmente t decides a komentar algo! :) fiko mt kontt! afinal, há pca gente p aki k m konhece tão bem e há tt tempo km tu ;)

kt ao olhar... eu distingo olho de olhar... s kiseres, para mim olho é akilo a k t referes km algo essencialmente "exterior"... o olhar é algo diferente, mais profundo, o verdadeiro espelho da alma!...

admito k n seja klaro km água, k n revele tudo! klaro k não! até pk assim seria td mt fácil ;) e xato lol m... deve ser o k + revela, aparentemente, numa pessoa! :)

e klaro! :) é preciso mt mais que um olhar pa descobrir uma pessoa... tipo... muitos olhares! lol ;)

***

A. disse...

Eu também gosto muito de olhares... E concordo plenamente com a frase "os olhos são o espelho da alma!" Não sei bem porque mas sinto um pouco isso...
Quanto às pessoas que desviam o olhar acho que é porque por algum motivo não conseguem enfrentar os outros... ou porque estão a mentir, ou por aquilo que querem dizer é muito difícil... Por imensas razões!
Bom post, bom tema... ;) =)
Bjs***

Raquel Reis disse...

babygirl: mts motivos nos podem levar a olhar alguem nos olhos, da mma forma k mts outros motivos nos podem levar a desviar um olhar... é 1 facto! :)

*** bom fds! bigadah! :)

Sofia disse...

um olhar diz tudo! obrigada pela visita ao meu blog, volta sempre.

bjinhos bom fim d semana

Raquel Reis disse...

sofia: bigadah pl tua visita tb! :) espero k voltes! ;) ***

Anónimo disse...

Gostei muito do teu texto keia... tás com uma veia, vulgo, artéria poética! :P

Pois eu de certo modo concordo e discordo ao mesmo tempo.
Sabes, os olhares podem-se manipular. Eu posso fazer um olhar triste e a seguir alegre, posso disfarçar o que realmente sinto. Exemplo disso é como os actores conseguem encarnar tão bem as personagens que interpretam, mas na realidade não são "eles", se percebes o que quero dizer. é claro que um actor tem de ter uma certa ligação com a personagem e partilhar algo com ela (fala a voz da experiência :P) mas o "todo" é uma mistura de pessoas e consequentemente de olhares.

eu na verdade acho que não é exactamente o olhar que define uma pessoa porque pode ser manipulado. Acho que é qualquer coisa mais profunda que isso que se consegue ver nos olhos de uma pessoa mas para o qual não tenho uma palavra que o possa definir.

Talvez seja mesmo a alma...

beijos grandes ***

Dra. Laura Alho disse...

Os olhos têm uma linguagem muito própria; é por isso que se diz que no silêncio acontecem verdadeiros milagres entre as pessoas.

Basta um simples olhar para fulminar uma pessoa ou para fazê-la enternecer até à ponta dos cabelos.

Têm um valor inestimável, os olhos.

Um beijinho grande :) *

O Turista disse...

Passei para deixar uns beijinhos!!!
Ah e obrigado pelos parabéns!!!
***********

Raquel Reis disse...

adryka: bigadah pl koment :) espero k konsigas em tds os meus posts avaliar o meu estado d espirito! :) pk tds os k s minha autoria transmitem isso mm, dos mais descritivos aos mais subjectivos! ;)

*** bigadah, boa semana pa tue tb

Raquel Reis disse...

miho: n é 1 poema! lol :P no maximo tou kuma artéria prósica! lol ;)

poix, é verdd, os olhares manipulam-s... essa é uma perspectiva... m n axo k kk pessoa seja kapaz d o fazer... mt menos s pensarmos em situações "limite", emotivas, n planeadas... pk 1 actuação é planeada, ensaiada, pensada kom antecedência! e a vida não! :)

m tu inventas cada desculpa pa dizer k representas!! :P ;)

kd descobrires a palavra diz!! ;) alma tvz seja bem! :)

***

Raquel Reis disse...

cakau: pois é, o olhar tem poder! :) e kebra mts silêncios... k na verdd n s silêncios... s apenas ausência d som lol ;)

*** grandes pa ti tb :)

Raquel Reis disse...

lwana: e eu do teu!... :) vou tar por aveiro até julho... kd vieres até lá diz kk koisa e... matamos saudades! taaa? :) gmdt ;)

***

Raquel Reis disse...

turista: n tens nd k agradecer... é só uma vez no ano! :P ;)

*** pa tue tb