quarta-feira, junho 01, 2005

Dia Mundial da Criança



Hoje, Dia Mundial dos Putos, resolvi postar algo que é bastante importante e que, infelizmente, nem sempre é respeitado... Os Direitos da Criança!!

Todas as crianças (...) serão credoras destes direitos, sem distinção (...) por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política (...), origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou outra condição, quer sua ou de sua família.

A criança gozará proteção social e ser-lhe-ão proporcionadas oportunidades e facilidades (...) a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade.

Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e uma nacionalidade.

A criança (...) terá direito a crescer e criar-se com saúde; (...) tanto à criança como à mãe, serão proporcionados cuidados e proteções especiais, inclusive adequados cuidados pré e pós-natais. A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica adequadas.

À crianças incapacitadas física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.

Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material, salvo circunstâncias excepcionais, a criança da tenra idade não será apartada da mãe. (...)

A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário. (...) A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; (...).

A criança figurará (...) entre os primeiros a receber proteção e socorro.

A criança gozará de proteção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será jamais objeto de tráfico, sob qualquer forma. Não será permitido à criança empregar-se antes da idade mínima conveniente; (...).

10º A criança gozará de proteção contra actos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Resta-me dedicar este post (sim, eu sei que não o costumo fazer, mas... há sempre uma primeira vez para tudo, não é?) a todos os miúdos (muito especiais) que cruzaram a minha vida nos ultimos meses... Ao meu
Diogo (ainda se lembram dele?), de quem tenho imensas saudades... E ao Tomás, à Beatriz, ao Tiaguinho (que será feito dele?... :( ), à Filipa, ao Daniel, à Ana Maria e à Guida... e todos os outros... Há pessoas que nos marcam na vida... E há "pessoinhas" que nos marcam inda mais!... :)

Vivam os miúdos!! :) Coisa "mai linda"!!! lol

4 comentários:

Dra. Laura Alho disse...

Não é pedir muito respeitar as crianças. Elas são o melhor do mundo e sofrem o pior desse mesmo mundo.
Enquanto se comemora este dia, estão crianças a sofrerem horrores.

No que nos cabe, façamos o possível para proteger e respeitar as crianças que nos rodeiam. Já é um bom começo..

Beijinho *

A. disse...

E ainda bem que existem!
Bjs***

Raquel Reis disse...

cakau: as crianças s o melhor, m tb o mais indefeso do mundo... kontam "konnosco" para as protegermos, mas "nós" nem smp desempenhamos esse papel da forma conveniente...

seria bom k dias komo este servissem n só para mimarmos as "nossas" crianças 1 bocadinho mais, mas principalmente para nos lembrarmos das que mais precisam d serem mimadas, dos muitos "adultos à força" k há p esse mundo fora... e k nem sonham k têm 1 dia mundial dedicado a eles... porque isto de dia MUNDIAL é-o apenas na teoria...

***

Raquel Reis disse...

babygirl: ainda bem! :) s a "luz" k ilumina verdadeiramente o mundo e os dias de quem lhes dá o valor que merecem! :)

***